Do Terra

Um grupo de homens armados sequestrou nesta quarta-feira (1º) mais de 70 estudantes em um colégio de ensino médio no noroeste da Nigéria, informou a polícia local.
Os agressores invadiram nesta manhã uma escola de Maradun, no estado de Zamfara, e sequestraram 73 estudantes, segundo o porta-voz da polícia estadual, Mohammed Shehu, em um comunicado.

Shehu explicou que as equipes de resgate e os militares estão trabalhando juntos na tentativa de alcançar os sequestradores e libertar os estudantes.

O novo rapto na Nigéria ocorre poucos dias após a libertação de três outros grupos de reféns em troca de grandes resgates.

Alguns dos sequestrados eram muito jovens, incluindo um menino de quatro anos.

De acordo com as autoridades, em muitos casos, as famílias tiveram que vender tudo o que tinham para que os adolescentes fossem libertados. A princípio, a motivação dos sequestros com fins terroristas é apenas lucro econômico.

As estudantes começaram a ser raptadas, porque o grupo terrorista Boko Haram considera a educação como um “pecado”, além de perceber que esta era uma forma de conseguir dinheiro para financiar suas ações.

Os raptos voltaram a ser cometidos com frequência desde o ano passado, com cerca de mil meninos e meninas sequestrados no país. A maioria voltou para casa, mas muitos ainda permanecem nas mãos dos fundamentalistas.