
Na manhã desta quarta-feira (13), a reportagem do Farol de Notícias esteve no Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam), para conferir o balanço de atendimentos realizados durante as últimas 48h em Serra Talhada.
Entre a segunda e terça-feira, os destaques no Hospam foram 577 atendimentos diversos, além de 26 registros de diarreia e de notificações por mordidas e picadas de animais.
Durante a terça-feira, o hospital registrou duas picadas por cobra jararaca, em duas crianças, de 6 e 8 anos de idade, residentes nos municípios de São José do Belmonte e Floresta, mas que foram conduzidas para atendimento médico no Hospam.
A picada da cobra jararaca é considerada uma emergência médica e está entre os acidentes com serpentes mais comuns no Brasil. Entre os principais sintomas estão dor intensa, inchaço progressivo, sangramentos, manchas roxas na pele e, em situações mais graves, necrose dos tecidos e risco de morte. O tratamento adequado deve ser feito o mais rápido possível em uma unidade hospitalar, com aplicação do soro antibotrópico, único método eficaz contra o veneno.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
ATENDIMENTOS NO HOSPAM
SEGUNDA-FEIRA (11)
Emergência adulto: 190 atendimentos;
Emergência pediátrica: 74 atendimentos;
3 mordidas por cães;
1 picada por escorpião;
1 acidente de moto;
10 casos de diarreia;
TERÇA-FEIRA (12)
Emergência adulto: 234 atendimentos;
Emergência pediátrica: 79 atendimentos;
4 mordidas por cães;
16 casos de diarreia;
2 picadas por cobra jararaca;