Publicado às 18h22 desta terça (9)

Atualizado 19h desta terça (9)

O Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada, registrou até o final da tarde terça-feira (9), nove internamentos na ala de emergência respiratória para combate à covid-19.

Os números condizem entre casos suspeitos e confirmados de Serra Talhada e também da região que o Hospam atende. Especificamente naturais da Capital do Xaxado, a unidade tem – até este momento – 3 pessoas internas no setor. As demais são: 2 de Belmonte, 1 de Betânia, 1 de Carnaíba, 1 de Jatobá e 1 de Princesa Isabel.

O Farol apurou que, até esta manhã, uma pessoa havia sido entubada com sintomas da doença. Atualmente, o Hospam conta com 11 respiradores para atender pacientes de toda a macro-regional.

DADOS DO HOSPAM E PREFEITURA 

Apesar do Hospam ter confirmado ao Farol que, desde essa segunda (8), vem realizando a internação de pessoas de Serra Talhada na ala da emergência respiratória – suspeitas de covid-19 -, os “cards” divulgados pela prefeitura ontem e hoje divulgaram que há zero internamento de pacientes da Capital do Xaxado.

SECRETÁRIA ESCLARECE BOLETIM

A secretária-executiva de Saúde, Alexsandra Novaes, entrou em contato com o Farol para esclarecer que os “cards” divulgados pela Prefeitura apenas contabilizam casos de internações hospitalares confirmados com covid e não casos suspeitos. Tal descrição, no entanto, não está clara no informe.

“É bom ressaltar que estes casos do Hospam são suspeitos, tá? Não são confirmados ainda com covid-19 porque não têm resultado de exame. No nosso boletim está zerado [casos de internação hospitalar] porque o nosso boletim divulga os casos de covid internos com confirmação. E todo o mundo que está interno no Hospam é suspeito”, disse.