Do G1

O aumento acelerado no número de casos de Covid-19 está sobrecarregando hospitais e, em algumas das maiores cidades do país, levando o sistema de saúde ao colapso.

Em Manaus, a sobrecarga obriga acompanhantes a dormirem no chão, embaixo das macas dos pacientes. Em Belém, o prefeito Zenaldo Coutinho afirmou que a cidade passa por momento dramático e que não há onde atender mais os pacientes. E no Rio de Janeiro, o secretário de Saúde disse que a curva de casos está “descontrolada” e pode levar ao colapso da saúde ainda em maio.

Diante deste trágico cenário, médicos já se vêem obrigados a tomar decisões sobre quem será ou não atendido nas UTIs. O médico Pedro Archer, que trabalha em uma emergência da Zona Oeste do RJ, conta que já teve que decidir entre 30 pacientes quem receberia um respirador. “A gente não é preparado pra esse tipo de escolha”, afirma.

Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com a médica intensivista Lara Kretzer, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira. Lara fala das recomendações para médicos que têm poucos recursos e precisam escolher quais casos privilegiar. Participa também a repórter Gabriela de Palhano, que descreve a situação do Rio de Janeiro – onde unidades estão superlotadas, mas também há hospitais com leitos de sobra.