Do Blog do Jamildo

O líder do PT no Senado, Humberto Costa, aproveitou as novas mensagens entre o ex-juiz e hoje ministro da Justiça, Sergio Moro, e o procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol, -obtidas pelo site The Intercept Brasil e divulgadas nesta sexta-feira (5) pela revista Veja-, para pedir o afastamento de ambos de suas funções. Na época do PT, a Veja era tida como golpista e não merecia confiança.

Segundo o senador, a atuação conjunta entre o juiz e o procurador constituem uma ação criminosa.

O senador informou que vai solicitar à corregedoria do Ministério Público Federal o imediato afastamento de Deltan e a abertura de processo de apuração de sua conduta na Lava Jato.

Veja também:   LAVA JATO: Em depoimento, delator diz que pagou propina de R$ 5 milhões a Cunha

“As novas informações sobre os bastidores da Operação Lava Jato são gravíssimas. O que se pode constatar é que Moro era de fato o chefe da força-tarefa, quando a gente sabe que na condição de juiz ele não deveria se posicionar nem a favor da defesa, nem a favor da acusação. Mais do que nunca está comprovado que ele foi parcial, atropelou todos os princípios éticos e cometeu um crime. Por uma questão de decência o ministro deveria deixar o cargo que ocupa hoje”, afirmou o senador.

Veja também:   Boa Notícia: Márcia destrava obra do Teatro Arnaud Rodrigues

Humberto Costa disse que os novos diálogos também colocam em dúvidas quais foram as reais intenções de Moro ao absolver a mulher do ex-deputado Eduardo Cunha, Cláudia Cruz.

“Moro aparece dando ordens ao Ministério Público, determinando datas para realização de operações, pedindo antecipadamente o posicionamento sobre processos e o mais grave de tudo: dizendo que não queria a delação de Cunha. E porque não queria, se eram várias as acusações de desvio de dinheiro público que envolviam o deputado? Se Cunha era, sem dúvida, um dos parlamentares com grande influência entre personagens da República? É hora da gente pensar também porque a mulher de Eduardo Cunha foi absolvida por Sergio Moro, embora pesasse contra ela provas cabais de prática de corrupção ”, questionou Humberto Costa.

Veja também:   LAVA JATO: Humberto aponta fragilidades em inquérito e diz ter conduta ilibada