Do Em Pauta

Uma aposentada de 74 anos perdeu R$ 102 mil após cair no “golpe do amor”. A polícia descobriu o golpe após a idosa procurar os oficiais por se sentir lesada por uma suposta transportadora que iria enviar bagagens do ‘namorado’ para o Brasil. Ele havia prometido para a aposentada que iria se mudar ao país para viver com ela.

A idosa teria procurado a polícia para denunciar uma transportadora, pensando em ter caído em um golpe, já que a empresa não teria feito a entrega das bagagens do namorado. Assim que os policiais viram as mensagens no celular da vítima, perceberam que ela havia sido enganada.

“Quando ele avisou que iria ao Brasil, disse que mandaria bagagens dele e que na bagagem estava o valor que ele havia ganho de benefícios da empresa. Aí é que começa o golpe”, explica o delegado Milton Burgese de Oliveira. Ele diz que outros membros da quadrilha entram em contato com ela, falando que são da transportadora e exigindo valores para entrega das bagagens.

Assim que os pagamentos foram feitos, a idosa perdeu o contato com o namorado. Nas redes sociais, uma imagem de um prefeito de uma cidade da Moldávia é utilizada. A aposentada tinha certeza que vivera um romance, já que trocava declarações de amor.

“Ela acreditava que o relacionamento era verdadeiro, é triste, porque é uma senhora humilde, que vive de aposentadoria, carente de afeto, e foi levada pelos marginais que causaram prejuízos enormes a ela”, lamenta o delegado.

A polícia identificou envolvidos no crime e organizou a Operação Dom Juan. Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e oito de prisão temporária. Seis pessoas colombianas foram levadas à delegacia, sendo quatro homens e duas mulheres. Quatro ficaram presas. Na casa onde estavam, foram apreendidos celulares, computadores, documentos e dinheiro.

Durante as investigações, a polícia descobriu que a quadrilha já tinha feito, pelo menos, outras seis vítimas, que também perderam altas quantias em dinheiro. “Hoje estamos no meio dos trabalhos investigativos. Essas prisões e buscas vão nos ajudar a partir de agora… Criminosos de origem colombiana que vivem no país. identificamos quem recebia o dinheiro, quem solicitava a transferência, quem aplicou o golpe na senhora. Ampliamos bem o universo das investigações”, explica.