Publicado às 15h desta segunda (10)

Além das reclamações de insatisfação sobre o sistema de vacinação contra a Covid-19 nas Unidades de Saúde da Família (UBS), idosos que recorrem ao Setor do Programa Nacional de Vacinação (PNI), no Centro Municipal de Saúde, na Rua Comandante Superior, também estão se deparando com a falta da vacina. José Aragão de 69 anos, morador do bairro Ipsep relatou ao Farol que se deslocou para o Centro de Saúde cedinho, debaixo de chuva, mas acabou se frustrando. Ele disse que vê a situação como um desrespeito.

 

“Tenho que reclamar o desrespeito com os idosos. O cara chega, marcam para a gente vir, aí chego aqui e ainda ficam humilhando a pessoa. Por muito pelejar colocaram duas cadeirinhas aqui, mas estavam tudo em pé, desde cedo. Chegamos com chuva e ficamos aqui sem café, sem almoço, sem nada e só saiu daqui quando disser que chegou,” desabafou. A moradora do bairro Nossa Senhora da Penha, Iracema Nogueira, 65 anos, afirmou que chegou a fazer contato com a XI GERES a fim de saber qual era o problema das doses não estarem disponíveis.

”Eu e um amigo meu, ligamos para Karla Milena para saber sobre essa vacina e o que ela nos respondeu é que desde sábado, às 8 horas da noite, essa vacina está lá na GERES para o município ir pegar. Todas as cidades vizinhas já pegaram e Serra Talhada nada, até agora ela está esperando que vão buscar. Ela já ligou, já passou mensagem para coordenador e ninguém compareceu até agora, ela está lá aguardando e nós estamos aqui nessa situação. Chegamos e dizem que não tem a vacina, assim fica difícil para a gente, como é que a gente fica bem com um negócio desse? É falta de interesse do município? É, com certeza!,” lamentou Iracema. Além de reclamar da falta de vacina no Centro de Saúde, Maria Zélia, 59 anos, moradora do bairro Cohab, também comentou a situação vivenciada nas unidades de saúde. Ela afirma que é total irresponsabilidade e se continuar dessa forma pretende acionar o Ministério Público.

”Eles deveriam marcar na hora que tivesse vacina, não marcarem sem a vacina porque ninguém é palhaço para ficar aqui plantado esperando a boa vontade de ninguém. Eu acho que devem ter mais respeito com a comunidade porque eu estou vendo outros estados que já estão a muito tempo vacinados, aqui eles ficam embromando até nos postos de saúde. Você vai e eles ficam fazendo chantagem, que não tem a vacina, vacinam pessoas que não têm necessidade e deixam os necessitados sem a vacina. Esses dias, eu tive trombose, o médico disse que eu não podia ficar muito tempo sentada, não podia ficar em pé porque talvez tenha que fazer uma cirurgia na perna e quando chegam eles dão total maçada, é total irresponsabilidade. Qualquer coisa vou procurar o promotor porque na vez do promotor a coisa anda”, destacou Zélia.

O OUTRO LADO

A redação do Farol entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para verificar o problema e teve como resposta que houve atraso na entrega da 2ª dose da CoronaVac por parte do Ministério da Saúde. ”Todas as doses que chegam para o município são retiradas assim que a XI Geres autoriza. Não chega a faltar vacina no PNI, o PNI trabalha com as vacinas que o Estado manda, a gente recebe a vacina e vai realizando. A que está vindo pouco é a 2ª dose da CoronaVac, chegou a atrasar o recebimento dela. O Ministério da Saúde atrasou para o estado e o estado atrasou a entrega para o município, mas todas as vezes que o Estado recebe e que sinaliza para o município ir buscar de imediato a gente pega essa vacina e começa a vacinar, explicou a secretaria executiva de Saúde Alexsandra Novaes.