IFPE abre mais de 5,4 mil vagas para ingresso de estudantes

Do Diario de PE

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) lançou, nesta quarta-feira (1), o edital do Processo de Ingresso 2024.1 para anunciar 5.414 vagas em cursos para novos estudantes. As inscrições podem ser feitas a partir desta quinta-feira (2).
Destas vagas, 1.435 são em cursos de graduação1.885 em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, 2059 em cursos técnicos subsequentes e 35 em Qualificação Profissional Proeja. Ao todo, são 5.024 vagas em cursos presenciais e 390 em cursos EaD.
As oportunidades são para 132 cursos distribuídos nos campi Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão, além de 9 polos de Educação a Distância (EaD) nas cidades de Águas Belas, Carpina, Gravatá, Limoeiro, Palmares, Pesqueira, Recife, Santa Cruz do Capibaribe e Santana do Ipanema.
 
Como ingressar nos cursos
A seleção dos estudantes será realizada através de aplicação de provas de múltipla escolha.  A exceção é para os cursos técnicos dos campi agrícolas (Barreiros, Belo Jardim e Vitória de Santo Antão), que adotarão a seleção por meio de análise de histórico escolar.
O IFPE informa que as inscrições podem ser feitas até o dia 23 de novembro, exclusivamente pela internet, clicando aqui. A taxa de inscrição é de R$ 50 para cursos técnicos e R$ 65 para cursos de graduação.
Os candidatos podem solicitar isenção da taxa, no período de 02 a 09 de novembro. Para isso, é necessário preencher o formulário e enviar a documentação comprobatória, no mesmo site da inscrição.
 
Aplicação das provas
As provas serão realizadas no dia 17 de dezembro e serão constituídas de 30 questões para cursos técnicos e 50 questões para cursos de graduação. Os conteúdos programáticos estão disponíveis no edital, disponível aqui.
Já os/as candidatos aos cursos técnicos de Barreiros, Belo Jardim e Vitória de Santo Antão devem fazer as inscrições no mesmo período por este site. Para esses cursos, as inscrições são gratuitas.
Os cursos técnicos dos campi de Barreiros, Belo Jardim e Vitória de Santo Antão continuam realizando a seleção por análise do histórico escolar.
Para cursos técnicos Integrados e de qualificação profissional Proeja, será por análise do histórico escolar em Língua Portuguesa ou Português e Matemática do ensino fundamental ou equivalente.
Para os cursos técnicos Subsequentes, será por análise do histórico escolar em Língua Portuguesa ou Português e Matemática do ensino médio ou equivalente; ou, por meio da pontuação obtida em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e em Matemática e suas Tecnologias em uma das cinco últimas edições (2018, 2019, 2020, 2021 ou 2022) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A lista de documentos necessários e as orientações para envio das informações estão no edital disponibilizado neste

site.
Cotas
O IFPE reserva 60% das vagas do Processo de Ingresso para estudantes da rede pública de ensino, através do sistema de cotas.
Para ter direito às cotas, o estudante precisa ter cursado em escola pública todo ensino fundamental (se vai tentar uma vaga em curso técnico Integrado ou Proeja) ou todo ensino médio (se vai tentar uma vaga em curso técnico subsequente ou curso superior).
Outra ação afirmativa do IFPE é a reserva de 25% das vagas de ampla concorrência para estudantes da rede pública oriundos do campo que optarem por cursos de vocação agrícola.
Avaliação Específica em Música
Candidatos aos cursos de Licenciatura em Música (Campus Belo Jardim) e técnico em Instrumento Musical (Campus Barreiros) são submetidos a uma etapa adicional de avaliação da performance instrumental/vocal. As avaliações serão realizadas de forma presencial, nos respectivos campi.
As peças para Performance Instrumental (Campus Barreiros) e para Performance Instrumental/Vocal (Campus Belo Jardim) e os cronogramas das AEM já estão disponíveis nos respectivos editais.
Listas de inscrições
A lista preliminar das inscrições homologadas nos cursos técnicos e superiores será publicada no dia 28 de novembro. Os candidatos poderão apresentar recursos no dia 29 de novembro neste site. A lista final está prevista para o dia 01 de dezembro.
Já a lista preliminar de inscrições dos cursos técnicos dos três campi agrícolas será publicada no dia 24 de novembro. Os candidatos poderão realizar correções em inscrições não confirmadas, entre 25 e 27 do mesmo mês, neste site. A publicação da lista final de inscrições está prevista para o dia 29 de novembro.
Heteroidentificação para pessoas pretas e pardas e aferição da condição de indígena
Os candidatos que concorrem às vagas reservadas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas e que tiverem a inscrição confirmada deverão se submeter ao procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração de pessoas negras ou de aferição da condição de indígena autodeclarada.
O procedimento ocorrerá de forma não presencial, no período de 30 de novembro a 07 de dezembro de 2022 para todos interessados.
O Resultado Final será divulgado no dia 18 de janeiro de 2024. As aulas têm início em fevereiro.
Veja também:   Demência: os 11 fatores que apontam risco de desenvolver o quadro