Imagens que Trump divulgou são de obras que já existiamDo JC Online

Na última quarta-feira (28), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou imagens que pareciam ser o processo de construção dos muros entre a fronteira dos EUA e do México que afirmava na sua campanha à Presidência.

Segundo o departamento, as fotos foram tiradas no dia 15 de março e não pertencem a um novo muro, mas sim a uma construção em Calexico, na Califórnia (EUA).

“Grande reunião, esta tarde, sobre o início da construção do muro da fronteira a sul”, escreveu Donald Trump no Twitter.
Resposta

Veja também:   Ministro do STF autoriza depoimento de Temer à PF por escrito

Horas após a postagem do presidente dos EUA, o departamento de Segurança Interna americana confirmou ao canal Fox News que as imagens compartilhadas por Trump não são recentes. A construção substitui uma obra que já existe desde os anos 90.

“A barreira nesta zona foi construída nos anos de 1990 com pedaços de metal reciclados e aço. Apesar de se ter demonstrado eficaz para impedir passagem ilegal de pessoas, organizações de contrabandistas danificaram e irromperam esta versão antiquada do muro várias centenas de vezes nos últimos dois anos, o que resultou em elevados custos em reparações”, diz um comunicado da Patrulha de Fronteiras citado pelo canal de televisão.

Veja também:   Expectativa é que 50 mil pessoas assistam ao 'Massacre' em ST

O muro que envolve toda a fronteira com o México prometido por Donald Trump, continua sem financiamento orçamentado, tendo o presidente recentemente alvitrado a possibilidade de ser pago com dotações das Forças Armadas.