Do JC Online

No último sábado (28), um jovem malês escalou a fachada de um prédio em Paris para socorrer um menino de quatro anos, que estava pendurado na varanda. A atitude de Mamudu Gasama, de 22 anos, foi considerada heroica e filmada por muitos dos que estavam presentes no momento.

Além da população, o presidente Emmanuel Macron também reconheceu a bravura do imigrante e resolveu presenteá-lo com a regularização da sua documentação no país.
De imigrante irregular a cidadão francês

Mamudu foi convidado para um encontro com Macron nesta segunda-feira, no Palácio do Eliseu, e lá recebeu a notícia de que será naturalizado e ganhará cidadania francesa graças ao ato heroico. “Você se tornou um exemplo para muitas pessoas, é normal que a nação demonstre seu reconhecimento”, afirmou o presidente, que conseguiu ainda um emprego no Corpo de Bombeiros para o jovem.
O resgate

O vídeo do resgate viralizou na internet e já conta com quase 10 milhões de visualizações e mais de 240 mil compartilhamentos. Nos comentários, muitos chamam o imigrante de “homem-aranha do 18º”, em referência ao distrito onde aconteceu o caso.

Nas imagens, o malês aparece subindo quatro andares do prédio localizado no 18º Distrito de Paris em cerca de 30 segundos, usando apenas a força dos seus braços e sem equipamento de segurança. “Fiz isso por ser uma criança e eu amo crianças. Na hora não pensei no risco”, disse Mamudu à emissora francesa BFMTV.

Mesmo com o “final feliz” do incidente, o pai da criança será indiciado pela polícia por “alienação de obrigações parentais”. Segundo a agência de notícias AFP, a mãe do garoto estava viajando e ele estava sob os cuidados do pai, que o teria deixado sozinho em casa.