Imposto de Renda 2026: prazo para declarar começa nesta segunda-feira (23)
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Do Diário de Pernambuco

Começa nesta segunda-feira (23), o prazo para a declaração do Imposto de Renda 2026, ano-base 2025. Com a proximidade do período, especialistas alertam para a importância da realização do processo ainda nos primeiros dias para evitar erros, multas e atrasos na restituição.

De acordo com o contador e professor dos cursos de gestão do centro universitário UniFBV wyden, Pedro Assis, uma das vantagens de realizar a declaração ainda no início é a garantia do processamento da declaração mais rápida. “Além disso, se houver valores de Imposto de Renda a restituir, a pessoa receberá nos primeiros lotes. A perspectiva da receita é de pagar 80% do que está previsto de fazer restituição até o segundo lote, ou seja, até o final de junho”, explica. Para garantir isso, é necessário que a declaração seja realizada logo nos primeiros dias.

Continua depois da publicidade

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

No caso das entregas em atraso, após 29 de maio, o professor explica que além da multa, a partir de R$ 165, o montante pode chegar até 20% do valor do imposto de renda devido. “Quando o contribuinte não entrega essa declaração, ele vai ficar com pendências em seu CPF, que passa do status regular para o status pendente de regularização. Essa categoria faz com que sejam travadas as operações financeiras do contribuinte. Ele ficará sem movimentar conta corrente, conta poupança, cartões de crédito, débito e tudo que for vinculado ao CPF na esfera financeira, até que esse CPF seja regularizado”, detalha. Além disso, os aposentados, ficam com a aposentadoria travada no banco por não conseguir realizar a movimentação.

Ele orienta ainda os principais cuidados para não errar na hora de entregar a declaração de forma incorreta. “Conferir os informes de rendimento na fonte pagadora e dar preferência à declaração pré-preenchida. Isso vai facilitar em relação à digitação e isso evita que o contribuinte erre ao preencher esses documentos”, destaca. Além disso, ele também sugere a verificação da classificação dos rendimentos e das despesas.

O professor de Ciências Contábeis da Wyden, Ademar Mota, explica que recentes anúncios de atualização da tabela do Imposto de Renda ou ampliação da faixa de isenção não serão aplicadas à declaração que está sendo entregue em 2026. “Quando há mudança aprovada, ela passa a valer para o ano-calendário seguinte. O contribuinte precisa ter atenção para não criar expectativa com regras que ainda não estão vigentes”, afirma.

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)

Quem deve declarar o Imposto de Renda?

De acordo com as regras divulgadas pela Receita Federal, deve declarar o contribuinte que se enquadrar em critérios como:

  • Recebimento de rendimentos tributáveis acima de R$ R$ 35.584,00 em 2025;
  • Rendimentos isentos ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 200 mil;
  • Operações de alienação em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas, cuja soma foi superior a R$ 40 mil ou que tiveram ganhos líquidos sujeitos à tributação;
  • Possuía, em 31 de dezembro de 2025, bens ou direitos acima de R$ 800 mil, incluindo imóveis, veículos e investimentos;
  • Obteve ganho de capital na venda de bens;
  • Teve receita bruta de atividade rural superior a R$ R$ 177.920.