A tão cantada “ponte para Brasília” anunciada pelo prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), emperrou. O prefeito abusou desta expressão durante a campanha eleitoral e até meados do ano passado, buscando mostrar à população que tudo seria mais fácil por ser filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), utilizou do discurso. Na prática, isto não aconteceu depois de um ano de governo. A prova é Academia da Saúde no bairro do Mutirão.

A obra foi iniciada no dia 25 de julho de 2013 e de acordo com cronograma era para ter sido inaugurada no dia 25 de novembro de 2013. Ou seja, uma autêntica obra com o ‘DNA’ do prefeito Duque. O projeto é simples: uma área de mais de 3 mil metros com pista de cooper, centro de convivência, espaço para prática de ginástica, sala de acolhimento e área para realização de pequenos eventos. A obra está orçada em R$ 214. 528,78 e tem a parceria do Governo Federal.

A reportagem do FAROL visitou o canteiro de obras na última sexta-feira (17) e registrou o cenário de abandono no local. Após seis meses do início dos trabalhos, quase nada foi feito. Apenas a placa resiste. Entre os moradores, que aprovaram a obra durante a plenária do Orçamento Participativo (OP), o sentimento é de mais uma decepção com os governos.

Hoje, o Mutirão é o registro de que o jogo político é mais visível do que as ações. “Pois é. Parou tudo por aqui”, lamentou a líder comunitária Regina Gualberto, que também luta para destravar as obras de urbanização do bairro.

O OUTRO LADO

O prefeito Luciano Duque, durante entrevista a uma emissora de rádio, na última sexta-feira (17), justificou os motivos da ‘ponte’ ter emperrado e aproveitou até para anunciar a inauguração da Academia da Saúde.

“A obra da Academia teve um atraso na liberação dos recursos por parte do Ministério da Saúde mas não estamos tão atrasados com relação aos recursos liberados”, disse o prefeito, informando que foram liberados apenas R$ 20 mil.

“Esperamos este mês receber os recursos para adiantar a obra. E até mês de junho vamos inaugurar e fazer uma grande festa”, disse Luciano Duque, arriscando anunciar mais um prazo a uma população que cansou de receber promessas.