Do Diario de PE

Há três dias um incêndio atinge o município de Floresta, no Sertão pernambucano. O Corpo de Bombeiros estima que as chamas já destruíram 700 hectares. Segundo a Prefeitura, pelo menos 15 fazendas foram atingidas pela queimada. Apesar de invadir as propriedades, o fogo não chegou nas casas e não foi necessário que a população deixasse a localidade. Não há registro de feridos. Municípios vizinhos, como Serra Talhada, Petrolândia, Caruaru e Garanhuns enviaram reforços para controlar o incêndio.
Nas regiões não habitadas, já foram consumidos 150 quilômetros quadrados de caatinga. “Por enquanto, o fogo está controlado, mas não acabou. Estamos monitorando a área para saber quais são as proporções. Ainda precisamos investigar se teve causa natural ou foi provocado. A caatinga é praticamente um combustível, o que dificulta que esse fogo seja apagado”, informou o secretário de Produção Rural e Meio Ambiente de Floresta, Túlio Ferraz.
O novo comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Rogério Coutinho, viajou para o sertão e sobrevoou as regiões afetadas, nesta sexta-feira (8). O objetivo é justamente dimensionar a abrangência das queimadas para adotar estratégias de contenção. Além dos brigadistas, equipes da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Defesa Civil, do Ibama estão envolvidas no monitoramento.
Os primeiros focos de incêndio foram constatados em Santa Maria da Boa Vista, na madrugada do dia 6. Segundo os Bombeiros, a área está sob controle, restando três focos. A corporação ainda utiliza técnicas de abertura na vegetação e solo para evitar a propagação do fogo, abafamento, e lançam jato de água com uso de bomba-tanques. Caminhões-pipa foram levados dos municípios de Surubim, Afogados, Serra Talhada e Petrolândia para ajudar na contenção.