Publicado às 16h desta terça (4)

Fotos: Celso Augusto/Especial para Farol

Após novo incêndio no Pátio da Feira de Serra Talhada, nessa segunda-feira (3), [relembre aqui], a reportagem do Farol esteve no box que foi consumido pelas chamas nessa terça-feira (4). Segundo o proprietário Adeildo Torres da Silva, 53 anos, vendedor na feira há mais de 30 anos e há 12 anos iniciou no seguimento de bebidas, o prejuízo causado pelas chamas é alto. Além do ocorrido, apenas em 2020, seu box foi vítima de furto várias vezes.

”Nunca tinha tido incêndio no meu box, mas roubo, só em 2020 foram 9 vezes, eu tenho até anotado no calendário as datas que fui roubado aqui. Teve dia de chegar aqui e só encontrar a geladeira. Já aconteceu esse bocado de vez e ninguém nunca tomou providência. Achei fraqueza na segurança. Ganhei um troco no Serrano e o troquinho que ganhei gastei no meu ponto para ficar mais seguro e agora aconteceu isso. Viram o fogo, chamaram os Bombeiros eles mesmos cerraram o cadeado e conseguiram apagar o fogo”, disse Adeildo, detalhando:

“O prejuízo aqui não foi pouco, queimou uns 5 tamboretes de madeira que eu tinha, queimou duas mesas, as bebidas que tinha papocaram, ventilador, rádio, a geladeira parece que queimou. Foi muita coisa, não sei calcular, mas não foi pouco”.

Após os furtos ocorridos em 2020, o vendedor decidiu investir na segurança do seu local de trabalho e revestiu as laterais do barraco com placas de zinco reforçadas, mesmo sem condições. A partir de então, não teve novos casos, no entanto, ele acreditou que poderia trabalhar com tranquilidade e mais segurança, mas o novo vilão que lhe trouxe prejuízos foi o fogo e está desacreditado nas propostas do governo do município.

”Ontem o secretário esteve aqui, aquele senhor, e disse que tinha as propostas, mas eles prometem e nunca chegam. Colocaram nós aqui e de 2006 para cá eles nunca fizeram nada pela gente. Tudo que eu fiz aqui para ter segurança eu gastei tudo do meu bolso com uns trabalhos que fiz numa firma, mas agora o meio que eu tenho é o Bolsa Família, eu era agricultor, mas agora não posso trabalhar no pesado porque tenho uma hérnia de disco. Se eu tivesse filho para sustentar, nessa situação, estava frito. E agora vou ficar sem condições de trabalhar aqui porque já trabalhava devendo”, concluiu com um nó na garanta.

O OUTRO LADO

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlito Godoy, em conversa com o Farol, estão em andamento os projetos de incêndio, SPDA (sistema de proteção contra descargas atmosféricas) e o projeto elétrico do local, no entanto, dependem de captação de recurso.

Em visita ao Pátio da Feira, se inteirando dos problemas e necessidades, principalmente nas questões elétricas, o deputado federal Sebastião Oliveira se comprometeu com os feirantes em alocar no mínimo 2 milhões de reais.  requalificação para o orçamento de 2022. Em breve o secretário se pronunciará para mais detalhes sobre os projetos.