Leia mais no G1

Um incêndio que atinge parte do norte da Califórnia se deslocou tão rápido que os bombeiros calculam que ele tenha quadruplicado de tamanho nesta sexta-feira (9), após destruir milhares de construções e quase acabar com uma cidade de quase 30 mil pessoas.

Apenas um dia depois de ter começado, o incêndio Camp Fire, perto da cidade de Paradise, havia crescido para cerca de 285 quilômetros quadrados, e as autoridades afirmaram que nove pessoas morreram queimadas em seus carros quando tentavam fugir de Edgewood Lane. As vítimas ainda não foram identificadas, segundo o gabinete do xerife Korey Honea, do condado de Butter

“O número de mortos no voraz incêndio que atinge o norte da Califórnia subiu para nove na noite desta sexta-feira”, disse Honea. “É muito triste confirmar que temos o total de nove mortes”, acrescentou.

O vice-governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência no Condado de Butte. Ele também solicitou ao presidente Donald Trump a declaração de estado de emergência federal, afirmando que as condições meteorológicas perigosas devem durar vários dias.