Publicado às 12h54 desta quinta-feira (28)

Família indígena da etnia Atikum vive drama com a situação de saúde da agricultora indígena Esrailde Kátia de Oliveira Silva, 29 anos, moradora da Aldeia Mulungu em Salgueira, Sertão Central. Ela está internada no Hospital Barão de Lucena, em Recife, desde o dia 22 aguardando para passar por uma cirurgia de remoção de um cálculo no pâncreas.

Segundo a família, Esrailde está grávida de 5 meses, segunda gestação, e precisa fazer a cirurgia com urgência, antes de completar o 6º mês, conforme os laudos dos médicos que a encaminharam do Hospital Regional de Salgueiro, onde ela passou 8 dias internadas antes de ser encaminhada. O procedimento estava agendado para ocorrer no Barão de Lucena nessa terça-feira (26), a paciente chegou a ser levada para o centro cirúrgico, no entanto, não foi operada.

”Infelizmente o hospital vem tratando com descaso a situação dela, a cirurgia estava marcada para o dia de ontem, mas não aconteceu. Segundo o hospital, por falta de anestesia que não tinha o suficiente. Alegaram não ter uma indicação e disseram que iam priorizar outras emergências. É lamentável, são duas vidas em jogo lutando para sobreviver. É desumano. Cadê o governador e nossos direitos? Não é possível que um hospital desse porte não tenha como resolver”, declarou Esraidna Silva irmã da paciente.

Em contato com o Farol, na manhã dessa quinta-feira (28) Esraidna informou que a cirurgia ainda não tinha acontecido, foi remarcada para essa sexta-feira (29), entretanto, a família teme que mais uma vez o procedimento cirúrgico não ocorra, por isso continuam mobilizando as redes sociais em prol da causa.

”Ela já completa 6 meses na próxima semana, por isso que nossa preocupação é para que não passe de amanhã. Já falamos com uns contatos, com deputados, pedindo para o hospital, tem o pessoal da causa indígena que também está correndo atrás. Tem muita gente pedindo por ela, mas a certeza que precisamos ter é que tenha mesmo a anestesia para acontecer a cirurgia amanhã, como eles prometeram”, finalizou.