Indígenas Atikum protestam após demissões

Fotos enviadas pelos representantes Atikum

Indígenas do Povo Atikum protestam contra a demissão, sem consulta prévia ao controle social, de duas funcionárias do Polo Base Atikum em Carnaubeira da Penha, no Sertão de Pernambuco. Os Caciques, o Presidente do Conselho, lideranças e a comunidade em geral se reuniu hoje (27) para repudiar a atitude tomada pela Coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEI/PE, Rosália Ramos, que demitiu as profissionais.

Os representantes da população indígena local afirmam que a saída das trabalhadoras ocorreu após um episódio onde pacientes Atikum tiveram que dormir na rodoviária de Recife por falta de transporte da Casa de Saúde Indígena – Casai. As pessoas envolvidas neste incidente responsabilizaram a Casai e o Polo Base, o que acabou gerando um conflito interno na comunidade.

Veja também:   Duque sobre Márcia: 'Se não fosse minha ação, tinha Vanete pra terminar?'

Indígenas Atikum protestam após demissões

“Os caciques, o pajé, conselheiros/ lideranças e comunidade presentes se mobilizaram pacificamente, sem interferir no trabalho do Polo Base Atikum – Carnaubeira da Penha, contra as demissões e solicita a vinda da Coordenadora Distrital para que ela possa escutar o controle social do povo Atikum”, reivindicou um dos denunciantes.

Indígenas Atikum protestam após demissões