Da Revista Fórum

Foto: Palacio de Miraflores/Divulgação

O governo da Venezuela solicitou, nesta quarta-feira (10), que a Organização das Nações Unidas (ONU) intervenha no Brasil, com o objetivo de controlar a pandemia da Covid-19. O presidente Nicolás Maduro classifica o cenário brasileiro como uma “tragédia”.

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, usou o Twitter, na quarta (10), para dizer: “O Brasil registrou hoje um novo número recorde de mortes por dia pela Covid-19. Há quatro dias ratificamos ao secretário-geral da ONU, António Guterres, o que alertamos há nove meses: a ONU deve intervir para que o governo brasileiro assuma e controle a tragédia, e assim proteja toda a América do Sul”.

Arreaza postou, também, a carta do dia 6 de março, dirigida ao secretário-geral da ONU. Na mensagem, o governo de Maduro cobra “urgentes gestões e bons ofícios” junto às autoridades do Brasil, especialmente Jair Bolsonaro, para que reconheça a gravidade da pandemia e coordene com os países vizinhos ações contra a Covid-19.

Negligência criminosa

Entre 100 países, Brasil de Bolsonaro é o único a se opor à quebra de patente de vacina contra Covid-19 na OMC

“A alarmante dinâmica epidemiológica no Brasil é uma consequência da reiterada negligência criminosa” de Bolsonaro, “o principal obstáculo” para salvar vidas no “pior momento da pandemia”.

“O presidente Jair Bolsonaro e seu governo se tornaram o pior inimigo dos esforços nacionais, regionais e internacionais, incluindo aqueles em níveis bilateral e multilateral, para mitigar os efeitos devastadores da pandemia da Covid-19 na região de América Latina e Caribe. O Brasil está sendo levado a uma verdadeira catástrofe humanitária que põe em perigo (…) a estabilidade de nossa região”, acrescenta a carta.