conselhoFotos: Assessoria SDSCJ

Com o desafio de formular e propor diretrizes e ações estaduais para o combate à discriminação, promoção e defesa dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais, o Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT tomou posse na manhã desta terça-feira (30).

O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Isaltino Nascimento, empossou o colegiado, composto por membros de 20 instituições da sociedade civil e 20 representantes das secretarias e órgãos estaduais, metade de titulares e de suplentes, em solenidade no auditório do ProRural, no bairro da Boa Vista, Recife.

O evento foi prestigiado por representantes de sete secretarias estaduais, seis prefeituras municipais e membros de mais de 20 órgãos e instituições ligadas à defesa e promoção dos direitos da população LGBT. Ao lembrar que o conselho é uma reivindicação antiga, Isaltino Nascimento ressaltou a importância do Governo do Estado ser indutor dos direitos deste público.

conselho 2Secretário Isaltino Nascimento empossa membros do Conselho LGBT

“Dentre outras atribuições, o papel do Conselho Estadual será a construção de políticas públicas, cuja meta é a criação, até o final de 2015, de um programa que avance nas áreas de educação, saúde e qualificação profissional”, disse Isaltino.

O Conselho LGBT é um espaço de diálogo entre o governo e a sociedade e tem caráter deliberativo, consultivo e de monitoramento das políticas públicas, podendo encaminhar inclusive denúncias de violação dos direitos da população LGBT.