Publicado às 05h08 desta quinta-feira (15)

Com informações da repórter Vilma Lopes

O Instituto de Terapia Renal Alice Torres Pereira de Carvalho concluiu mais uma etapa para iniciar os atendimentos em Serra Talhada. O novo prazo dado pela gestão da entidade é para a próxima semana. O centro de hemodiálise deverá abranger os pacientes da X e XI Regionais de Saúde, englobando pelo menos 20 municípios, 162 pacientes, já conta com equipe e equipamentos montados.

Em conversa com a reportagem do Farol de Notícias, o diretor do Instituto de Terapia Renal, Dr. Clóvis Carvalho, informou que a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco autorizou o funcionamento e que a SES-PE é responsável pela gestão dos contratos com o SUS e a fiscalização dos pagamentos e outros trâmites legais.

“O contrato de prestação de serviços, que o centro de hemodiálise vai atender aos pacientes, renais crônicos, da X e XI Regionais de saúde. O paciente que foi embora porque tinha que ir para Arcoverde, Garanhuns, Salgueiro ou Petrolina, desta região próximo que vai ter o benefício de diminuir, serão três vezes por semana, 4 horas de sessão a hemodiálise. Vai começar a funcionar, o contrato está oficializado, na próxima semana”, afirmou Carvalho, complementando:

“A regularização ambulatorial vai proceder com a transferência dos outros centros de hemodiálise para o Centro de Hemodiálise de Serra Talhada. Estamos na dependência da secretaria, mas existe uma demanda muito grande. Hoje eu tive com o secretário de saúde, Dr André Longo, e Dra. Gisele Carvalho. Hoje ela já visitou o centro, ela é secretária de regulação, e deu força para a conclusão dessa etapa”.