
Nos dois polos da 235ª Festa de Nossa Senhora da Penha – Festa de Setembro 2025 a acessibilidade foi garantida. Além do espaço reservado para pessoas com qualquer deficiência, as intérpretes de Libras possibilitaram que as pessoas surdas pudessem aproveitar os shows.
A reportagem do Farol de Notícias conversou com Fernanda Roberta, coordenadora do Grupo de Intérpretes de Libras do Pajeú que atua durante a festa já há três anos.
De acordo com ela, as profissionais estiveram no show de Padre Alessandro Campos e todas as noite no Polo Nacional.
“É sempre uma honra e uma alegria estar ofertando tanto a acessibilidade comunicacional para esse público que merece, por direito mesmo, ter a acessibilidade garantida. Que é essa interpretação das músicas que estão sendo cantadas por artistas que eles são fãs e que eles querem curtir também. Eles querem ir para a festa e ter o direito de acessibilidade garantido. Então, é com muita alegria que a nossa equipe está trabalhando esses quatro dias”, comentou Fernanda, continuando:
“E nosso objetivo é que nos próximos anos a gente consiga ampliar mais, trazer uma equipe maior de intérpretes e também interpretar maior número de atrações também no Polo Cultural. Porque a comunidade surda está aí, ela não é só daqui de Serra Talhada, vem surdos de outra região que procuram nosso contato. Perguntam como que faz para eles terem acesso à parte da frente do palco que é específica para as pessoas com deficiência. A nossa equipe está muito, muito feliz e gostaria de agradecer a Fundação Cultural de Serra Talhada por todo o apoio”.
4 comentários em Intérpretes de libras garantiram acessibilidade na Festa de Setembro