Foto: Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images

Por Metrópoles

O Serviço Secreto dos Estados Unidos encerrou a investigação sobre o saco de cocaína que foi encontrado na Casa Branca no início deste mês. No entanto, a apuração chega ao fim sem conseguir identificar o responsável pela droga “devido à falta de provas físicas”, afirmou à agência por meio de nota divulgada nesta quinta-feira (13/7).

No comunicado, o Serviço Secreto destacou que analisou uma lista com centenas de pessoas que podem ter acessado a área onde a droga foi encontrada. Contudo, os agentes não conseguiram identificar nenhuma impressão digital na embalagem da cocaína e havia “DNA insuficiente” para “comparações investigativas”.

Além disso, a agência afirmou que não foram encontradas imagens de vigilâncias que pudessem fornecer informações suficientes para encontrar a pessoa responsável pela droga.

“Sem provas físicas, a investigação não poderá destacar uma pessoa de interesse entre as centenas de indivíduos que passaram pelo vestíbulo onde a cocaína foi descoberta”, disse à agência. “Neste momento, a investigação do Serviço Secreto está encerrada devido à falta de provas físicas.”

Inicialmente identificada como “pó branco misterioso”, a cocaína foi encontrada por oficiais do Serviço Secreto em 2 de julho. A Casa Branca chegou a ser evacuada para que os agentes pudessem investigar o caso.

A cocaína foi encontrada em uma sala usada pelos visitantes para guardar celulares e outros objetos pessoais antes de entrar na Ala Oeste. O presidente Joe Biden e a primeira-dama, Jill Biden, não estavam na Casa Branca quando a droga foi encontrada.