senador-jorge-vianaJorge Ney Viana Macedo Neves, 57, é natural de Rio Branco e formado em engenharia florestal pela UnB (Universidade de Brasília). O senador deverá assumir nesta terça-feira (06) a presidência do Senado depois que Renan Calheiros (PMDB-AL) foi afastado do cargo na segunda (5) por decisão liminar do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello

Viana foi prefeito da capital do Acre entre 1993 e 1996 e governador do Estado por dois mandatos seguidos, entre 1998 e 2006. Ele é senador desde 2011.

A força-tarefa da Operação Lava Jato investiga se Viana seria o “menino da floresta” que aparece na planilha de propina da Odebrecht. A defesa do senador nega a acusação.

Em setembro deste ano, a Polícia Federal conduziu coercitivamente para depor o consultor Marcio Antônio Marucci, um ex-assessor do Senado ligado a Viana.

Em 2013, um sobrinho de Viana, Tiago Paiva, foi preso durante operação da Polícia Federal no Acre, acusado de envolvimento em esquema de desvio de recursos do SUS (Sistema Único de Saúde) e de fraude em licitações para beneficiar sete empresas com o dinheiro de programas habitacionais em cinco cidades do Estado.

À época, Paiva era diretor de Análises Clínicas da Secretaria Estadual de Saúde e foi indiciado por formação de quadrilha, formação de cartel e corrupção ativa e passiva.

Do Uol