Fotos do Farol de Notícias/ Manu Silva

Publicado às 12h32 desta segunda-feira (6)                                   Informe Especial Publicitário

A Faculdade de Integração do Sertão (FIS) foi inaugurada em 2007 na cidade de Serra Talhada, desde então houve um enorme crescimento desta instituição de ensino superior. A FIS, que começou com 4 cursos, hoje oferece 12 cursos em diferentes áreas, proporcionando ao sertanejo formação que antes era apenas um sonho que só a capital oferecia. São 21 laboratórios, clínicas-escola, além de prestação de serviço jurídico para toda a sociedade. A FIS busca unir a teoria e a prática com o intuito de servir a comunidade serra-talhadense formando, assim, profissionais de excelência. No último dia (30), em entrevista ao Farol de Notícias, o diretor acadêmico Luís Melo detalhou todo o crescimento da faculdade.

“A FIS é uma instituição de ensino genuinamente de Serra Talhada, que veio com o sonho de alguns serra-talhadenses em criar cursos que até então só havia na capital. Foi assim que surgiu a FIS há mais de 15 anos. Além dos cursos aqui mencionados, já protocolamos no MEC e estamos esperando a visita de agentes do Ministério da Educação para a transformar em um Centro Universitário. O investimento nunca parou na FIS, recentemente recebemos visitas para os cursos EAD e estamos esperando só a publicação no Diário Oficial, pois nós sabemos o quão necessário é o uso pedagógico do Ensino à Distância em uma instituição de ensino superior”, relatou o diretor que também detalhou:

“Embora seja uma instituição privada, a FIS sempre atentou para a responsabilidade social como primeiro parâmetro, então nós temos vários equipamentos, vários laboratórios que são oferecidos à população de uma forma geral, não só de Serra Talhada, mas de todo o entorno. Serviços de forma gratuita, como Clínica-escola de Fisioterapia, Núcleo de Prática Jurídica, como o Procon Estadual, Câmara de reconciliação, arbitragem de julgamento, Núcleo de Apoio Financeiro (NAF) da Receita Federal, Empresa Júnior”.

Veja também:   'TV Serra' vai custar quase R$ 1 milhão; prefeito Duque comemora assinatura de convênio

O PAPEL SOCIAL DA FIS

A FIS oferece clínica-escola especializada em fisioterapia, odontologia e psicologia, além de setores jurídicos que atendem à população serra-talhadense em diversas áreas. A instituição também conta com o Comitê de Ética para pesquisas científicas, um dos seus maiores diferenciais. O diretor acadêmico explicou detalhadamente o papel social da FIS:

“Somos a única instituição que tem o Núcleo de Pesquisa e Extensão Científica e a única instituição do Sertão que tem um Comitê de Ética, que, na verdade, é um comitê público ligado à Plataforma Brasil, que qualquer pessoa, de qualquer instituição, pública e privada em seu entorno e de toda região, inclusive da Paraíba, Ceará e Bahia aqui próximo, que querem estudar; além de que artigo científico sobre seres humanos tem  que ser encaminhado para um comitê de ética são encaminhados para Serra Talhada, para a FIS. Nós atendemos a população carente com saúde básica, serviço de odontologia, psicologia, nutrição e também na área de engenharia civil, que temos algumas parcerias, e na área de fisioterapia. Temos uma clínica-escola enorme que atende a população carente”, salientou Luís Melo, completando:

“Além desses mecanismos serem importantes para a população, também é importante para o nosso alunado no campo de estágio, além disso, nós temos convênio com mais de 100 instituições públicas e privadas para abrir o campo de estágio e primeiro emprego para os nossos alunos. A FIS busca, antes de tudo, a qualidade e excelência, embora a concorrência seja cada vez mais acirrada e muitas vezes algumas instituições ofereçam apenas facilidades e diplomas; a FIS é radicalmente contra essa prática, uma vez que trabalha de forma séria, e o que buscamos é que nossos alunos sejam realmente capacitados para sua vida profissional não só na área teórica, mas também na área prática”.

Veja também:   Irmão de Eliane diz porque que está no polo oposto

A ESTRUTURA OFERECIDA

A FIS conta com uma infraestrutura completa em todos os setores, como salas de estudo, biblioteca, o maior auditório de toda a região e espaço com estrutura para futuros cursos. A instituição também foi avaliada com a nota máxima do Ministério da Educação (MEC) para os cursos em EAD, pois oferece toda a estrutura para gravações com a mais alta tecnologia.

“A FIS tem o maior auditório do Sertão e do Agreste, com 1000 lugares sentados e estamos construindo também blocos voltados para o atendimento ao público e também à prática profissional como clínicas- escola, laboratórios, entre outros equipamentos, para os atuais e futuros cursos. Também protocolamos vários cursos, como biomedicina, medicina veterinária e obtivemos nota cinco numa escala de 0 a 5 na avaliação do MEC para o “EAD”, afirmou o diretor acadêmico que disse ainda:

“Temos estudos voltados para filmagem de aulas ou de eventos, todos com chroma-key e com câmeras 4K, com mesa de gravação, tudo de mais moderno. A implementação de novos equipamentos vai ser importante para o sonho de buscar muitos outros cursos e expandir a instituição além das fronteiras de Serra Talhada, porque a FIS está aqui, mas ela não é de Serra Talhada, ela é de todos os sertões e vem para integrar os sertões através do conhecimento”.

Veja também:   Concursos em PE oferecem mais de 3,4 mil vagas

DEPOIMENTOS DE PACIENTES

Durante a visita do Farol de Notícias, três pacientes do setor de fisioterapia deram entrevista relatando a satisfação de serem atendidas pelos profissionais da FIS. A moradora do bairro São Cristóvão, Conceição Gomes de Sá, está fazendo fisioterapia há um mês e já percebe a melhora. “Já faz um mês que estou sendo atendida aqui, estou muito satisfeita com as fisioterapeutas e também com o espaço. Eu gosto muito daqui e indico para as pessoas procurarem a fisioterapia da FIS”, relatou.

Além da fisioterapia motora, a clínica-escola também atende no setor de estética. A paciente Rosa Maria Mourato, moradora do bairro Bom Jesus, também relatou sua satisfação no atendimento. “Já faço o tratamento facial há quatro meses, é um tratamento dermatológico para tirar melasmas, estou amando, já vi grandes resultados. Fora que o atendimento aqui é ótimo, me sinto bastante acolhida”, afirmou.

Ana Maria Inácio, moradora do Centro, também está muito satisfeita com o atendimento. “Já faz muito tempo que faço tratamento aqui, tanto na parte estética quanto na parte motora. Agora estou fazendo a parte de dermato para tirar gordura localizada. Teve um dia que eu estava com muitas dores na coluna, vim para o setor de fisioterapia e minhas dores já melhoraram 50% no mesmo dia, depois voltei para terminar o tratamento e hoje estou 100%. Indico demais, as meninas são excelentes profissionais”, salientou.

CURSOS DE GRADUAÇÃO OFERECIDOS

Administração

Ciências Contábeis

Direito

Educação Física

Enfermagem

Engenharia Civil

Farmácia

Fisioterapia

Gastronomia

Nutrição

Odontologia

Psicologia