IPA Serra Talhada é denunciado no MPTPublicado às 14h18 desta sexta-feira (10)

O Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Agricultura  e  Meio Ambiente do Estado de Pernambuco (SINTAPE) denunciou no Ministério Público do Trabalho, o  pedido de providência em caráter de urgência contra o INSTITUTO AGRONÔMICO DE PERNAMBUCO (IPA).

A presente denúncia é necessária, haja vista que este sindicato já procurou a administração do Instituto, sem, contudo, lograr êxito na resolução do fornecimento do transporte dos servidores da cidade para a Estação Experimental, localizada na Fazenda Saco, zona rural do município de Serra Talhada/PE. Vale ressaltar que  essa situação já alcança o nível preocupante e prejudicial ao estado emocional e funcional dos trabalhadores.

De acordo com o presidente do sindicato Antônio Angelim, a preocupação é quanto à situação laboral em que se encontram os servidores na referida unidade em Serra Talhada. Abaixo, um resgate dos principais acontecimentos na Estação Experimental do IPA no município:

– Por determinação do Instituto, o ônibus que fazia o transporte diariamente de 24 trabalhadores da cidade para a Estação Experimental na Fazenda Saco, desde o mês de fevereiro passado, não vem mais fazendo esse transporte por decisão unilateral da nova Administração do IPA, e os empregados estão sendo obrigados a irem de carro próprio, sob pena de terem o ponto cortado.

– O ônibus que fazia o transporte dos servidores é de propriedade do IPA, tendo sido adquirido com a finalidade de deslocar os empregados da cidade para a Estação que fica na zona rural, já que no local não há acesso a transporte público. Este serviço ocorria há mais de 30 anos, sem interrupção, só ocorrendo a suspensão nesta gestão.

Por conta disso, o SINTAPE  requereu ao IPA pedido para que restabeleça de imediato o transporte fornecido pelo órgão há vários anos a seus empregados, para deslocamento da cidade até a Estação Experimental localizada na Fazenda Saco, zona rural do Município de Serra Talhada/PE e vice-versa. A diretoria do sindicato também está em busca de diálogo  com a gestão do órgão, para que seja designada audiência para tratativas a respeito das condições de trabalho nas unidades do IPA.

Nesta quinta-feira (9) a diretoria do SINTAPE, representada pelo presidente, Antônio Angelim, e o diretor jurídico, Regivaldo Vitor, tentaram falar com o presidente do IPA para tratar sobre estas questões, mas não obtiveram êxito, pois não foram recebidos pelo gestor do Instituto.

IPA Serra Talhada é denunciado no MPT