sinezioO vereador Sinézio Rodrigues (PT), autor da Lei do IPTU Verde, não gostou das críticas disparadas pelo secretário do Meio Ambiente, aqui neste Farol, que acusou o petista de buscar mídia em torno do assunto. A lei teve a adesão de apenas 32 contribuintes e o parlamentar acusa o secretário de não divulgar o benefício à população. Confira a nota na íntegra.

NOTA DO VEREADOR SINÉZIO RODRIGUES SOBRE O IPTU VERDE

O vereador Sinézio Rodrigues, em resposta a publicação intitulada: “IPTU VERDE: Secretário diz que Sinézio não fez adesão e só queria aparecer na mídia”, esclarece que:

Diante da declaração do senhor Secretário de Meio Ambiente, Euclides Ferraz, a uma emissora de rádio e reproduzida por este tão conceituado portal de notícias, em julho, do ano em curso, onde afirmou que: “Apenas 32 pessoas se inscreveram no IPTU verde, ficamos muito tristes com isso”; causou-nos tamanha estranheza, visto que, mesmo antes do final do prazo (30 de julho), para que o munícipe, interessado em aderir ao programa; o balanço já teria sido feito.

No nosso entendimento, naquele momento, não seria necessário o nobre secretário, levar à opinião pública tais informações, ficando translúcido, o desejo real de fragilizar a Lei Complementar 251/2015, que dispõem sobre o Programa “IPTU VERDE” garantindo isenção fiscal de 6% (seis por cento) no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para proprietários de imóveis, terrenos e lotes urbanos que plantarem e cultivarem árvore em sua propriedade ou em frente a esta, foi aprovado por unanimidade pelo parlamento em fevereiro, e sancionado pelo executivo no início de março.

Assim, voltamos a esclarecer que, a campanha publicitária, cadastro e fiscalização se dará por agentes do município, veiculados a Secretaria do Meio Ambiente; e não pelo vereador Sinézio Rodrigues, autor da Lei. E que o posicionamento do parlamentar, ao cobrar explicações sobre a baixa à adesão ao programa, ela é legitima.Quanto à dispensável declaração: “Entretanto, nem mesmo o vereador acreditou e fez sua parte, visto nem ele mesmo, autor do projeto, se cadastrou ao programa dando um péssimo exemplo, portanto, se ele não fez o seu dever de casa, como pode cobrar de nós”.

Evidenciamos que a residência do vereador Sinézio Rodrigues, é alugada e não dispõe de espaço físico pra plantar árvore, sem que, interrompa a acessibilidade. Já quanto à necessidade de exposição midiática, dita pelo nobre secretário, como sendo o objetivo de vereador Sinézio Rodrigues, não é que se vem traduzindo. Quem de fato precisava de holofotes é a Secretaria de Meio Ambiente, divulgando o Programa “IPTU VERDE”, fazendo com que a pasta assinada pelo o nobre secretário tivesse sucesso, e assim não o fez.

Diante disto, reforçamos que, ao fim do prazo o senhor Secretário de Meio Ambiente procurou os veículos de comunicação para prestar contas de um projeto que o mesmo não se debruçou e não se empenhou para que a gestão municipal e sua pasta tivesse sucesso com o programa.  Antes de colocarmos um ponto final, interrogamos: Quem precisa de mídia?