Da Assessoria

Aconteceu recentemente uma reunião entre a Prefeitura Municipal de Santa Cruz da Baixa Verde, a Compesa e os Cacimbeiros. A reunião foi mais uma ação da gestão do prefeito Irlando Parabólicas. O prefeito quando esteve no Recife em reunião com a secretária estadual de Infraestrutura, Fernandha Batista, solicitou o tratamento da água fornecida pelos cacimbeiros a população.

A reunião ocorreu na Escola Francisca Flor e contou com a presença da secretária de Administração Lucimara Rodrigues, do representante da Compesa, Luciano Freitas e de vários cacimbeiros. Após uma breve apresentação do representante da Compesa, ficou acertado que a empresa vai retornar ao município no início de agosto, para coletar da água e assim fazer a análise da mesma.

Veja também:   Márcia entrega 1ª etapa do mercado público nesta 2ª

“Fizemos uma breve apresentação da estrutura da Compesa. Em seguida enfatizamos a importância da preocupação do Município e Governos do Estado na questão da qualidade da água, onde a Compesa segue o que se preconiza na Portaria GM/MS Nº 888, de 4 de maio de 2021, sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água, para consumo humano e seu padrão de potabilidade”, disse Luciano Freitas, gerente regional da Compesa.

Ainda em tempo, Luciano afirmou a necessidade de realizar coleta e análise de amostras de água dos poços “Precisamos dessa análise para identificar as características e definir estratégias de tratamento para cada situação. Sendo assim, nossa gerência de produção vai preparar toda o cronograma, para executar essa atividade.”, finalizou o gestor da Compesa.

Veja também:   Governo desliga médico serra-talhadense após suspeita de agressão

Dessa forma ficou deliberado que:

– Os Cacimbeiros irão identificar poços com maiores produções;
– Técnico da Compesa irá efetuar coletas nestes poços e encaminhar para o Laboratório Central de Controle de Qualidade em Recife para determinação de parâmetros físico, químicos e bacteriológicos da água.
– Posterior análise dos resultados definirão o tipo de tratamento necessário para cada poço.

Mesmo sem participar presencialmente da reunião, o prefeito Irlando Parabólicas parabenizou todos pela iniciativa “Nossa gestão tem olhado para povo, buscamos conversar com a Compesa, para que todos tenham uma água de boa qualidade, sei que isso é possível”, finalizou o gestor municipal

Outra reunião deve acontecer em breve, desta vez com a presença do prefeito “.