Do G1

Foto: Oded Balilty/AP

Israel fechou o maior a aeroporto internacional do país por uma semana para evitar a chegada de variantes mais contagiosas do coronavírus.

O fechamento do Aeroporto Internacional Ben Gurion, nos arredores de Tel Aviv, entrou em vigor à meia-noite. A partir desta terça-feira (26) nenhum voo comercial internacional poderá desembarcar em Israel ou embarcar para o exterior.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse que a medida significa um “fechamento hermético” dos céus, mesmo que estejam previstas exceções como casos urgentes ou humanitários e voos que já estavam no ar quando o fechamento ocorreu. Por motivos jurídicos, também será permitida a movimentação de aviões particulares.

Israel tem um outro aeroporto internacional no sul do país, perto do balneário de Eilat, mas ele está praticamente às moscas por causa da ausência quase total de turistas estrangeiros.

Na semana passada, Israel já havia proibido voos do Brasil e da África do Sul por causa das novas variantes do coronavírus detectadas nesses países. Israel também já havia decretado quarentena de 14 dias para todo e qualquer visitante, com exceção de quem mostrasse testes negativos de detecção do vírus de no máximo 72 horas antes do embarque.

Mas agora, a ideia é fechar o máximo possível as fronteiras até o fim de janeiro, prazo esse que pode até ser estendido. A chefe dos serviços de Saúde do governo, Sharon Alroy-Preis, disse que o melhor seria fechar as fronteiras por algumas semanas para evitar que as variantes mais contagiosas do coronavírus entrem no país.