A população de Itacuruba está articulando uma série de manifestações para tentar impedir a instalação de uma usina nuclear que é cotada para ser instalada na cidade do Sertão da Itaparica, a 127 km de Serra Talhada.

No próximo sábado (15) os povos indígenas, quilombolas e movimentos sociais vão realizar uma grande caminhada de Mirandiba, em direção a Carnaubeira da Penha. As lideranças vão se encontrar para seguir até Floresta e novamente sair em passeata.

No dia seguinte (domingo, 16) os manifestantes farão o caminho inverso, saindo de Floresta em direção à Itacuruba para novos protestos e levando o debate para sensibilizar toda a discussão.

Veja também:   Alerta: Moradores denunciam esgoto a céu aberto e temem ação do Aedes no Ipsep

Em contato com o Farol de Noticias, as lideranças que se opõem a manobra para explorar urânio na região explicou que a usina pode afetar também o Sertão do Pajeú, além de colocar em risco o Rio São Francisco.

Semana passada a movimentação entregou uma carta ao Arcebispo de Recife e Olinda, Dom Fernando Saburido, e ao governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara. Mais de 100 instituições de todos o país estão apoiando a ação.

Leia a carta na íntegra (clique aqui)