Italiana autora da expressão 'attenzione pickpocket' é roubada

Do G1 / Foto: Do Correio Brasiliense

A frase virou um meme mundial, mas não evitou que sua autora virasse vítima dos crimes que tentava combater.

A vereadora italiana de extrema direita Monica Poli, que ficou famosa mundialmente por fazer vídeos nas ruas de Veneza alertando turistas contra batedores de carteiras com a já célebre frase ‘attenzione pickpocket’, foi roubada na cidade turística.

Poli confirmou ao g1 o roubo, revelado inicialmente pelo jornal italiano “Corriere Del Veneto”.

De acordo com a publicação, um homem arrancou o celular das mãos de Poli quando ela caminhava por uma praça da cidade, em um momento de distração.

Nos vídeos, Monica caminha por pontos turísticos de Veneza filmando a movimentação intensa de pessoas. Ao encontrar alguém que ela identifica como batedor de carteira, ela grita a célebre expressão para alertar os turistas.

A imprensa local levanta a hipótese de que o roubo a Poli foi uma retaliação – em seus vídeos, ela filma o rosto dos supostos criminosos. A polícia de Veneza também ainda não havia se pronunciado sobre o roubo a Poli até a última atualização desta notícia.

Veja também:   'Corra!' é o melhor roteiro do século XXI, segundo roteiristas norte-americanos

Monica Poli é vereadora em Veneza pela Liga, partido de extrema direita da Itália, e também faz parte do movimento “Cittadini Non Distratti” (Cidadãos Atentos), que se dedica a alertar pedestres sobre ladrões.