Instituto de Terapia Renal Alice Torres Pereira de Carvalho (ITR) de Serra Talhada – Foto: José Alves, diretor administrativo do ITR

Publicado às 05h16 deste sábado (7)

 

Nessa quarta-feira (4), o Farol de Notícias conversou com José Alves, diretor administrativo do Instituto de Terapia Renal Alice Torres Pereira de Carvalho (ITR) de Serra Talhada, que fez um balanço dos atendimentos, desde a inauguração que aconteceu na terça-feira (20) de setembro do ano passado (2022). Há quase quatro meses de atuação no município, o Centro de Hemodiálise já atendeu 107 pacientes e realizou mais de 1 mil sessões de diálise, um total de 1.233 mil.  

Detalhes sobre o atendimento

José Alves destacou que atualmente o instituto conta com 97 pacientes, o que corresponde a 48 atendimentos diários. Com os turnos matutino e vespertino completos, o diretor administrativo ressaltou a necessidade de um terceiro turno, que começa a ser planejado para o horário noturno e objetiva atender mais 48 pacientes.

O número de atendimento e de sessões não pararam de crescer, nos dez dias finais de setembro foram realizadas 62 sessões de diálise; em outubro, 412; e em novembro, 759.

“Quando o paciente é admitido, passa a fazer três sessões de hemodiálise por semana, cada uma com quatro horas”, esclareceu José Alves que também fez um balanço por sexo e idade dos pacientes. 

Municípios atendidos 

O  Instituto de Terapia Renal tem atendido pacientes de 15 cidades da Mesorregião do Sertão Pernambucano, a saber,  Flores, Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Santa Terezinha,  Serra Talhada, Calumbi, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Triunfo,  Floresta, Tabira, Betânia, Carnaíba, Itacuruba, Carnaubeira da Penha e Quixaba. 

Balanço do atendimento por sexo e idade

O gráfico baixo mostra que dos 107 pacientes atendidos a maior parte corresponde aos do sexo masculino, sendo 58%, uma diferença de 16% em relação ao número feminino que corresponde a 42%.

No tocante à idade, foram 49% com idade acima de 60 anos; 30%, de 41 a 60 anos; 19%, de 21 a 40 anos; e 2% de 0 a 20 anos.

Problemas enfrentados pelo ITR

Outro assunto debatido foi em relação às dificuldades enfrentadas pelo Instituto de Terapia Renal Alice Torres Pereira de Carvalho (ITR) que enfrenta desafios frente à tabela defasada dos repasses do Sistema Único de Saúde (SUS). 

“Quanto à dificuldade, até o momento, a maior é a questão financeira, pois o nosso atendimento, atualmente, tem sido 100% SUS, e os repasses dos SUS estão defasados há muito tempo. Os valores repassados pelo SUS são aquém do que seria o ideal para manter a estrutura. Não cobrem nem os custos das clínicas, como os insumos que são muito caros, a mão de obra e a estrutura. Todas as unidades prestadoras de serviços, que na sua grande maioria são do terceiro setor, estão passando de ‘pires nas mãos’ junto ao ministério, porque, se não melhorar a questão do repasse, terão que interromper as atividades”, enfatizou José Alves. 

Instituto de Terapia Renal Alice Torres Pereira de Carvalho (ITR) de Serra Talhada – Foto: José Alves, diretor administrativo do ITR

Endereço do Centro de Hemodiálise de Serra Talhada, ITR – Instituto de Terapia Renal Alice Torres Pereira de Carvalho, localizado no endereço: Rua Conselheiro Oliveira Neto, 434, Borborema. Telefone: (87) 3831-1318. 

Pacientes elogiam ações no Instituto Renal de ST