consciência-negra

As comemorações da época mais importante para a comunidade negra em Serra Talhada começam nesta próxima quarta-feira (16), na Faculdade de Integração do Sertão-FIS, que promoverá a IV Semana da Consciência Negra. Em um ato de resistência e simbologia a luta abolicionista de Zumbi dos Palmares, a comunidade negra reflete e celebra no dia 20 de novembro a posição dos negros na sociedade. O evento acontecerá a partir das 14h no auditório da faculdade.

No primeiro momento, será discutido sobre “Os quilombolas e a religiosidade afro-brasileira no Pajeú”, com a participação de Luís Gonzaga Cordeiro, pai de santo e Antônio Augusto Jordão Ramos. Às 19h haverá o debate sobre “Os quilombolas e os movimentos negros do Pajeú”, com Manu Silva, militante do Coletivo Fuáh; e Cícero Alexandre, coordenador de políticas públicas das comunidades quilombolas, indígenas e de pescadores de Serra Talhada.
Nos dois turnos, as mesas serão mediadas pelos professores da FIS: Marcos Érico de Araújo Silva, doutor em Filosofia (UFPB) e Alberto Rodrigues de Oliveira, mestre em Ciências da Religião (Unicap).