Publicado às 11h desta quarta-feira (22)

A Secretária Estadual de Saúde (SES) divulgou, nessa terça-feira (21), números que também preocupam o sistema de saúde no combate ao covid-19. De acordo com o secretário de Saúde, André Longo, já somam 1.062 profissionais de saúde infectados no estado, mesmo com toda a proteção dos EPIs.

Farol investigou os bastidores de quem trabalha na linha de frente da rede pública de saúde em Serra Talhada, e constatou que o clima é de medo absoluto entre os profissionais. Na capital do xaxado, dos seis casos confirmados até agora, dois trabalham na saúde pública.

“Rapaz, a gente trabalha com os Equipamentos de Proteção (EPIs) mas tenho medo de sentar até na bacia do banheiro. É muito trite tudo isso”, revelou uma enfermeira ouvida pela reportagem e que pediu para não ser identificada.

A reportagem também conversou com um médico do setor público, que admitiu o clima é de medo dentro dos hospitais, alertando que enfermeiros e técnicos de enfermagem devem ser mais valorizados neste período.

“A sensação de medo é constante dentro do hospital e acho que os enfermeiros e técnicos estão mais expostos, mesmo com os equipamentos, e deveriam receber, pelo menos, uma gratificação extra pelo trabalho. Mas lhe garanto, todos trabalham com muito medo em Serra Talhada”, desabafou o médico.