Por G1 – PE

Subiu para 44 o número de casos notificados para o Sars-cov-2, o novo coronavírus, em Pernambuco. Do total, dois foram confirmados ontem, 30 foram descartados e outros 12 seguem sob investigação, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

O novo balanço foi divulgado pelo governo pernambucano, na noite da última quinta-feira (12). O número de suspeitas não inclui o idoso de 78 anos que passou mal a bordo de um navio, que foi isolado por suspeita da doença Covid-19, no Porto do Recife.

Na quarta (11), a Organização Mundial da Saúde declarou a pandemia mundial de Covid-19. De acordo com a SES, não foi registrado nenhum caso de transmissão local do novo coronavírus.

Os casos notificados são de pessoas com histórico de passagem pela França, Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha, Suíça, Holanda, Portugal, Emirados Árabes, Israel, China e Estados Unidos, países que têm transmissão local do vírus.

Do total de casos notificados, 22 são mulheres e outros 22, homens. Em uma das ocorrências investigadas o paciente está em isolamento hospitalar. Nos outros 11 registros que seguem em acompanhamento, as pessoas foram removidas para recolhimento domiciliar, sob cuidados das equipes de atenção básica.

São sete pacientes moradores do Recife e dois de Caruaru, no Agreste. Há, ainda, dois estrangeiros, residentes na Alemanha e China, que estão sendo acompanhados pelos municípios do Recife e do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana. Todos os pacientes suspeitos apresentam quadros de saúde estáveis e com boa evolução clínica.

Dos 30 casos descartados, quatro não tiveram resultado positivo para nenhum vírus respiratório, seis foram positivos para Influenza-B, seis para Influenza-A (H1N1), dois para Influenza-A e dois para rinovírus.

Um caso foi positivo para beta coronavírus OC43 e outro para o alpha coronavírus 229E, que são dois tipos de coronavírus já conhecidos anteriormente, diferentes do vírus causador da Covid-19.

Os oito casos restantes foram descartados para o novo coronavírus, mas a SES ainda aguarda o resultado do exame feito no Instituto Evandro Chagas, no Pará.

Os pacientes que tiveram casos confirmados são uma mulher de 66 anos e um homem de 71 anos, que estão internados em uma unidade particular de saúde do Recife. Eles estiveram juntos na Itália e apresentaram febre, tosse e dor de cabeça.