Do G1 PE

Um jacaré apareceu na Rua 5A, em Maranguape 1, em Paulista, no Grande Recife, nesta segunda-feira (3). Um vídeo enviado ao g1 mostra o bicho na calçada e, depois, amarrado com uma corda no pescoço. Um equipe da Secretaria de Meio Ambiente do município fez a remoção do animal.

A advogada Iara Gouveia contou que a rua tem muitas crianças, o que deixou todos preocupados. “Já apareceu jacaré aqui, mas nunca desse tamanho. A gente fica ainda mais preocupado porque tem gente tentando chegar perto, joga pedra e ele fica mais agressivo”, afirmou.

A prefeitura de Paulista informou que o bicho trata-se de um jacaré-de-papo-amarelo de 1,5 metro e que ele seria solto em uma área de mata do município (veja vídeo mais abaixo).

O bicho apareceu nas primeiras horas da manhã e, antes que alguma autoridade aparecesse para fazer a remoção, conseguiu se soltar ao menos duas vezes, segundo Iara.

“O rapaz veio e amarrou de novo ao poste. Eu liguei para a Cipoma [Companhia Independente de Meio Ambiente], mas mandaram ligar para 190”, relatou a advogada, que acrescentou ter esperado mais de uma hora pela Polícia Militar até que a prefeitura aparecesse e levasse o bicho embora.

Essa não foi a primeira vez que um jacaré apareceu no bairro. Em setembro de 2020, um bicho da mesma espécie foi capturado na Avenida Brasil, uma das mais movimentadas de Maranguape 1.

O animal também era de papo-amarelo, mas como estava machucado, foi levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas Tangará), unidade da Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH), no bairro de Guabiraba, na Zona Norte da capital pernambucana.