Da Folha de PE

Começou nesta terça-feira (20) a sexta Jornada de Direitos Humanos – evento que traz homenagens ao Dia da Consciência Negra, data que é celebrada hoje. O evento, que acontece no Pátio de São Pedro, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife, segue até o dia 10 de dezembro. O intuito é enaltecer e promover imersão na cultura afro, com atividades diversas, entre elas, debates, contação de histórias e rodas de diálogo.

A abertura contou com feira afroempreendedora, aulas de dança afro primitiva tribal,  divulgação da capoeira como arte e serviços de cuidado com a saúde. Confira a programação completa.

Roma Júlia, 27, contadora de histórias há onze anos, trouxe seus alunos do Compaz  para a Jornada, com o intuito de que eles conheçam melhor a cultura negra. “Eu integro a programação e solicitei à prefeitura que pudesse trazê-los para ouvir as histórias que vou contar aqui no evento”. Júlia começou a contar histórias para crianças quando tinha 16 anos e fazia parte de um programa social da prefeitura. “Gostei tanto de lidar com as crianças que tomei gosto pela coisa”, ressaltou.