Publicado às 05h30 desta quarta-feira (26)
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – subsecção de Serra Talhada homenageia nesta terça-feira (25), Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a jornalista do Farol, Manu Silva. além da advogada Luciene Pereira. A data marca a luta das mulheres negras das Américas do Sul e Central contra o racismo e machismo que permeiam as estruturas socioculturais no mundo.
No Brasil, a data remete ao dia Nacional de Teresa de Benguela e foi estabelecida pela lei 12.987/2014 para reforçar a importância social e política das mulheres negras ao longo da história de nosso país. Tereza foi uma líder quilombola do Quariterê, localizado na fronteira do Mato Grosso com a Bolívia. Ela é uma das maiores representante da resistência contra o sistema escravagista da época e liderou por 20 anos o quilombo que pertencia.
O presidente da OABSerra Talhada Allan Pereira Sá, comentou sobre as indicações da jornalista e da advogada Luciene Pereira e a importante contribuição desta mulheres para suas áreas de atuação e o impacto do trabalho delas na sociedade serra-talhadense.
“Foram cinquenta mulheres; vinte e cinco advogadas e vinte e cinco representantes da sociedade em geral, seja qual for a profissão, independente de ser advogada, mas que seja uma referência, um expoente, que inspire, que tenha representatividade. Então assim você hoje em Serra Talhada é uma referência e a gente faz questão de homenagear com essa lembrança singela, mas muito significativa para muita gente e para nós também”, disse Pereira Sá.
4 comentários em Jornalista do Farol é homenageada pela OAB-ST