Da Folha de PE

O corpo de José Pimentel chegou por volta das 16h30 desta terça-feira (14) ao antigo prédio da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na Rua da Aurora, área central do Recife, onde está sendo velado.

Familiares e amigos já estão no local para prestar homenagens ao ator, diretor e dramaturgo pernambucano, que foi vestido com o figurino de Jesus Cristo, personagem que interpretou por 39 anos.

O ator faleceu nesta terça, ais 84 anos, por doença neoplásica. O sepultamento será realizado nesta quarta-feira (15), no cemitério de Santo Amaro, área central do Recife, às 11h. Antes, haverá uma missa, na capela do cemitério.

Veja também:   Milei anuncia corte de 70 mil empregos públicos

Segundo Lilian Pimentel, filha única de José Pimentel, o pai deixou um pedido antes de sua morte. “Ainda no hospital, o advogado me mostrou um documento que papai havia entregue a ele. No texto ele pedia que eu desse continuidade à Paixão de Cristo do Recife e também queria um teatro com o nome dele, onde fossem oferecidos cursos gratuitos de teatro para a população. Eu vou fazer de tudo para realizar esse sonho dele”, garante.

“O maior presente da minha vida foi ter tido um pai como ele, um homem íntegro, honesto e que nunca teve ambição. Em hipótese nenhuma, ele merece ser esquecido. Ele construiu uma história em Pernambuco”, acrescentou Lilian.

Veja também:   Idoso que morreu após cair de prédio em ST estava despido

“Todos tiveram uma experiência especial com Pimentel. Ele apadrinhou muitos que estiveram no espetáculo, inclusive eu. O sentimento é de que ele tornou-se um ícone e exemplo da persistência do artista pernambucano”, Hemerson Moura, que substituiu Pimentel na Paixão de Cristo de 2018.

A secretária de Cultura do Recife, Lêda Alves, agradeceu a Pimentel. “Ele deixa um testemunho de entrega e amor ao teatro. Todos os artistas de verdade são movidos por essa paixão. Pimentel foi um homem de muito talento, precursor de muitas inovações cênicas em Nova Jerusalém e na Paixão do Recife. Descansou depois de ter realizado uma tarefa muito difícil”, disse.