Fotos: Arquivo pessoal cedidas ao Farol de Notícias

Publicado às  04h53 desta sexta-feira (27)

Inserido em um universo de livros, projetos científicos, pesquisas e aparelhos eletrônicos, um jovem serra-talhadense tem conquistado importantes premiações em nível nacional na área da ciência e tecnologia. Gustavo Henrique de Lima Sá, de 18 anos (ao centro da foto) saiu do Sertão do Pajeú para se dedicar unicamente aos estudos na capital pernambucana e os frutos vieram com uma medalha de prata na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), um bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), e uma menção honrosa no ITA Challenge.

Filho do casal de serra-talhadenses Germano Sá e Coquinha Sá, neto do padre Custódio Sá, Gustavo terminou este ano o ensino médio no GGE em Recife. As premiações não o deixaram descansar sobre o seu futuro e o garoto já planeja a vida universitária. Em conversa com a reportagem do Farol de Notícias, o jovem revelou que pretende cursar Ciência da Computação ou Engenharia da Computação na UFPE. Isso, à princípio, pois também sonha em buscar a Unicamp.

“Meu objetivo principal foi o IME (Instituto Militar de Engenharia) e o ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), esses vestibulares já ocorreram e são divididos em 2 fases, no IME passei na primeira fase, mas não fui aprovado. No ITA não passei na primeira fase. Sou ciente da dificuldade desses vestibulares, por serem os mais concorridos do país, escolhi eles pelo desafio que me estimula a estudar cada vez mais”, declarou Gustado Henrique Sá, complementando:

“Geralmente as olimpíadas são divididas em fases, e o avanço nessas fases me proporcionou experiências únicas, onde tive contato com professores de alto nível e fiz amizades com alunos que me apoiaram e me incentivaram no âmbito escolar. Vale ressaltar que as premiações em olimpíadas de conhecimento vem ganhando importância nas principais universidades do país, Unicamp e USP, que criaram uma nova forma de ingresso, utilizando somente as premiações. Então é extremamente importante que os colégios inscrevam seus alunos, e os pais incentivem seus filhos a participarem das olimpíadas de conhecimento”.

Gustavo Sá, o ‘Guga’, se destacou nacionalmente