Fotos cedidas ao Farol de Notícias

Publicado às 05h36 desta quinta-feira (2)

Após um ano de muito estudo e dedicação, um jovem serra-talhadense conquistou a tão sonhada aprovação em Medicina com o bônus de duas grandes surpresas, o 1º lugar na UPE de Serra Talhada na ampla concorrência e em uma das maiores universidades do país, a Universidade de São Paulo. (USP).

Jâmerson Ruan dos Santos, de 19 anos, morador do bairro Mutirão, é filho do Seu Jurandi, um montador de torres, e Dona Joana, dona de casa. Em conversa com o Farol de Notícias, o jovem comentou que estudou na Escola Manoel Pereira Lins e em seguida do IF Sertão, concluindo o Ensino Médio em meio a pandemia com aulas remotas.

“Esse é o meu segundo ano de estudos dedicados ao Enem. Eu não fiz cursinho, estudava em casa com vídeo aulas pelo Youtube que assistia pelo celular, depois com um notebook. Na primeira tentativa eu não consegui, mas nesse último ano para o Enem 2022 eu dobrei a rotina de estudos e de manhã estudava exatas e à tarde humanas e redação. Tinha à noite para mim descansar e fazer outras coisas, mas não deixei de ver meus amigos. Ao contrário, com muitos deles estudava junto, e trocava dicas”, comentou.

As surpresas da aprovação deram a Ruan e sua família a certeza de que o rapaz estava no caminho certo. Desde o início o seu desejo era cursar Medicina na Universidade de Pernambuco próximo de casa. Ao Farol, ele conta que a USP foi uma experiência para saber como está o novo processo seletivo e ficou bastante feliz com o resultado positivo.

“A princípio eu fiquei bastante feliz com as minhas notas, tirei 960 na redação e 918 em Matemática, a maior expectativa era essa porque foi um ano inteiro de dedicação. Meus pais sempre acreditaram em mim, me acham inteligente, meus amigos também ficaram muito felizes e comemoraram muito comigo. A minha meta era realmente passar na UPE de Serra e já vou fazer minha inscrição depois de amanhã”, comemorou o jovem.