Foto: Farol de Notícias / Manu Silva 

Publicado às 17h41 desta sexta-feira (19)

Por Manu Silva e Giovanni Sá Filho

Todos sabem: É necessário coragem para seguir em busca de um sonho. Mas quando algo que você deseja realizar, de repente, não é bem o que se imaginava?

Foi o que aconteceu com Renato Franklin, serra-talhadense de 22 anos, que conquistou a aprovação no Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), com apenas 18 anos.

Ele foi aprovado em Engenharia Aeroespacial e cursou dois anos em São José dos Campos, em São Paulo, onde fica a sede do ITA.

O concurso é considerado um dos mais difíceis e disputados do país. Para se ter uma ideia, em Pernambuco em 2017, apenas uma pessoa passou neste certame.

OS SONHOS MUDAM

Porém, no decorrer do curso, Renato viu seu sonho desmoronando aos poucos. E acabou numa encruzilhada:

Concluir o curso sabendo que não era aquilo o que queria ou abandonar o ITA e retornar para Serra Talhada com um novo projeto de vida?

A decisão foi tomada e a sorte foi lançada! Renato voltou a terra natal em busca de abrir seu próprio negócio.

“Eu tive que pesar se iria continuar em algo que não estava gostando ou fazer algo inovador, que sempre sonhei”, relembrou Renato, que aprendeu com a vida uma grande lição: os sonhos mudam.

TRAJETÓRIA

Aos 15 anos Renato deixou Serra Talhada e foi morar em Recife em busca do desejo de representar o Brasil nas Olimpíadas de Física.

Inscrito no campeonato, ganhou medalha de ouro. Se inscreveu também na Olimpíada Brasileira de Química e ficou com o bronze.

Além disso, passou em duas seletivas para representar o país no mundial dessas categorias. Com tanto gabarito, não lhe faltaram ofertas de bolsas de estudo.

“Ganhei bolsa em um colégio em Fortaleza e lá conheci os estudos para o ITA”, contou o jovem.

‘ACABARIA NUM ESCRITÓRIO’

Durante as aulas no ITA, Renato guardava uma angústia no peito e, num certo dia, viu o seu futuro passar diante os seus olhos.

Foi quando temeu acabar o resto da vida em um escritório, cheio de papéis para assinar.

Não era isso o que queria… Mesmo assim, ele recomenda o ITA para aqueles que se identificam com o curso de engenharia.

“Eu senti que se eu ficasse no ITA iria acabar em um escritório ou seguindo carreira militar, que é muito bom, mas eu ia negar uma vocação de ser empreendedor. Então, decidi voltar”, confessou.

ENFRENTANDO OS PAIS

Um momento difícil para a tomada de decisão foi enfrentar os pais.

Renato revelou que eles se preocuparam a princípio com a mudança de rumo, porém confiaram e apostaram no seu sonho de gerenciar uma empresa.

“Meus pais ficaram um pouco preocupados, mas depois entenderam minha decisão”, revelou o jovem.

Ele é filho da corretora Roberlândia Lima, 39 anos, e do administrador de empresas, Francisco de Assis, 54 anos.

Na capital do xaxado Renato Franklin estudou nas escolas Nova Geração e Erempac.

CORAGEM PARA EMPREENDER

Da ponte aérea São Paulo-Serra Talhada, Renato Franklin trouxe na bagagem do coração um novo sonho, que é o de empreender apostando no ramo da educação.

Ele quer ajudar jovens como ele a gerenciar seus próprios estudos preparando-os para maratonas de vestibulares e concursos ao passo que também estuda para o vestibular, agora, de Medicina.

“Eu acredito que Serra Talhada é uma referência no estado, pois os empresários são competitivos. Serra tem perfil de cidade empreendedora e eu tenho orgulho disso. Acredito que é um bom lugar para empreender sim”, garantiu Renato em entrevista ao FAROL.

O jovem montou o cursinho pré-vestibular e preparatório para concursos Basis, com foco em disciplinas isoladas de matemática e física. E desse modo, esbanjando confiança, Renato vai se abrindo para novos desafios acreditando na força do conhecimento e na fé no trabalho. Dois dos principais ingredientes que todo bom empreendedor deve ter.

O Basis está localizado no Centro de Serra Talhada, na Enock Ignácio de Oliveira (acima da Boticário). Para mais informações entrar em contato pelo telefone (87) 9 9909-6356.