Fotos: Farol de Notícias / Max Rodrigues

Publicado às 06h25 deste domingo (6)

Serra Talhada é um berço da cultura no Sertão do Pajeú e nas últimas décadas vimos o surgimento de diversos movimentos artísticos, do tradicional forró pé de serra às guitarras frenéticas do rock alternativo.

No último ano foi a vez do Rap e do Hip Hop ganhar força com o crescimento de grupos de Mc’s e B-boys. Entre eles, o Farol de Notícias recebeu uma visita especial dos garotos revelação do CDN – Crias do Nordeste.

Grupo de jovens serra-talhadenses que assumem o discurso das ruas e da periferia para discutir em seus versos problemas sociais. O CDN é formado pelos Mc’s Roni, Thiago, Caio e Hélio, o Dj Nikki e o diretor marketing dos meninos Zidany.

Além da música, que é um caminho difícil de ser trilhado, os meninos buscam encarar os dias difíceis trabalhando bastante. No grupo tem de produtor cultural a barbeiro.

“Juntando ao total vimos há dois anos na caminhada, mas juntando a experiência de todos temos uns 3 a 4 anos de experiência. Estamos aí nessa caminhada sonhando que tudo dê certo. Nós montamos o grupo para proporcionar um pouco de diversão e falar um pouco da realidade que acontece com nós, com os jovens, com as pessoas que estão à margem de toda a estrutura social e buscando enxergar outro caminho. É comum ver pessoas como nós não estar nas estatísticas criminosas e por meio da música, do rap e hip-hop estamos escrevendo uma nova história”, relatou o Mc Thiago.

De acordo com o Mc Roni, o CDN já está encabeçando projetos maiores e estão programando um evento de música alternativa na Concha Acústica para o próximo dia 12 de janeiro.

“Estamos desenvolvendo o projeto do Sarau da Resistência, que vai ser agora em breve, no dia 12 de janeiro. Será uma Virada Alternativa na Concha Acústica, e se Deus quiser vai dar certo e também já vamos lançar uma música nova com o vídeo clipe, Perdidos na Night, até fevereiro. Nós sentimos a sociedade querendo nos privar e fechar as portas, mas acreditamos que com a força e união de todos, as portas vêm se abrindo e vamos lutando com pé no chão”, finalizou.