Vinte educandos dos municípios de Serra Talhada participaram do primeiro módulo do projeto Escola das Águas, que trouxe como tema: Convivência com o Semiárido e Gerenciamento de Recursos Hídricos. Ministrado pelos educadores sociais, Kelle Souza e Valdir Vieira, a formação com 24 horas de aulas teóricas, teve como objetivo, discutir os princípios gerais de convivência com Semiárido. As aulas aconteceram no auditório do Centro de Educação Comunitária Rural-Cecor  de 22 a 24 de Janeiro.

De acordo com Kelle Sousa, Escola das Águas é um sistema de formação de jovens que objetiva torná-los qualificados em captação e manejo da água na região semiárida do Nordeste. Para tanto, ao longo de dois anos serão formados 60 jovens em tecnologias hídricas adaptadas à agricultura familiar, a fim de torná-los aptos a implantar sistemas de captação e manejo de água e pequenas áreas de produção agroecologica, tendo como estratégias, as cisternas calçadão, berreiros e barragens subterrâneas, já construidas pela Articulação do Semiárido Brasileiro(ASA) .

Ao todo, os jovens irão participar de cinco módulos, três teóricos e dois práticos, totalizando 200 horas. Os módulos serão realizados a cada dois meses, onde os alunos receberão assessoria, assistência técnica para implantação de algumas tecnologias vivenciadas durante o curso, tanto em suas propriedades, quanto em propriedades de vizinhos, ou em comunidades próximas de onde residem. Os demais módulos ministrados por Valdir Vieira e Kelle Sousa, serão direcionados aos jovens dos municípios de Santa Cruz da Baixa Verde e Flores.

O projeto abrange os territórios do Sertão do Araripe, Pajeú e sertão Central. Além disso, implantará a base de um sistema de formação que pretende ter continuidade, visto que a demanda por profissionais em tecnologias alternativas é crescente.

O curso faz parte das ações do Projeto Escola das Águas,realizado pelas Ongs Caatinga, Chapada e Cecor com patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania e apoio do Instituto Federal Sertão Pernambucano (IF-Sertão).