Do G1

A Justiça da Venezuela condenou, nesta quinta-feira (27) em Caracas, seis altos executivos da Citgo, subsidiária da refinaria venezuelana PDVSA nos Estados Unidos, por acusações de corrupção. Entre os condenados está o agora ex-presidente da companhia, José Pereira.

A sentença emitida pelo Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) prevê penas de prisão de 8 a 13 anos por acusações de corrupção, peculato, apropriação de capitais e associação criminosa. O governo dos EUA vinha pedindo a liberação dos ex-diretores desde a primeira detenção, em novembro de 2017.

A maior pena foi imposta a José Pereira, condenado a 13 anos e sete meses de prisão, segundo um comunicado do TSJ. O ex-presidente do Citgo também foi condenado a pagar uma multa de US$ 2 milhões (cerca de R$ 10,6 milhões).

O executivos Tomeu Vadell, Jorge Toledo, Gustavo Cárdenas, José Luis Zambrano e Alirio Zambrano foram condenados a uma pena de oito anos e dez meses cada um. Todos eles têm dupla cidadania venezuelana e norte-americana.

O procurador-geral da Venezuela, Tarek Saab, acusou os ex-diretores de assinaram um acordo milionário para refinanciar a dívida da Citgo em condições desfavoráveis ao país e que comprometia a refinaria ao colocá-la como garantia.

O advogado de um dos executivos, Jesús Loreto, disse à agência France Presse que vai recorrer contra a sentença do TSJ.