Publicado às 05h deste sábado (14)

O Juiz da 71ª Zona Eleitoral de Serra Talhada, Marcus César Sarmento Gadelha, suspendeu a divulgação da última pesquisa realizada pelo Instituto Múltipla, que estava prevista para hoje (sábado), sob grande expectativa dos órgãos de imprensa e agentes políticos. A ação que provocou o cancelamento foi feita pela coligação ‘Serra Talhada Pode Mais’, da candidata Socorro de Carlos Evandro.

Entre outros pontos alegados na decisão liminar, diz que o instituto não possui registro no Conselho Regional de Estatística (5ª região), e que no questionário há perguntas sobre o endereço e número do telefone dos entrevistados. “Em sede liminar, requereu o cancelamento do registro da pesquisa PE-01762/2020, a suspensão de sua divulgação, assim como a retirada de sites e blogs vinculados aos representados (art. 21 da resolução no 23.600/2019 do TSE), sob pena de multa de R$ 50 mi por dia”, diz um dos trechos da sentença. Os citados têm um prazo de dois dias para apresentar defesa.

CENSURA

O Múltipla se manifestou através de nota, e entre outras coisas, declarou que a ação foi uma espécie de ‘censura’. “O Múltipla sempre que foi alvo de tentativa de censura em decisões liminares provocadas por interesses das coligações em proibir o acesso à informação, conseguiu no mérito provar sua lisura. Tem histórico de conduta ilibada e percentual de acertos que o coloca em pé de igualdade com os grandes institutos do país”, diz em nota.

O Blog do Nill Júnior, que contratou a pesquisa, também se manifestou e luta para divulgar os resultados ainda hoje. “A alegação da acusação segundo o Instituto chega a ser patética e mostra que o interesse era proibir a divulgação por na verdade acreditar estar em desvantagem, o que só a divulgação poderia comprovar ou não.  Dentre outras questões, alega que há dúvidas “pela coleta do instituto em um dia e divulgação no dia seguinte”, diz um dos trechos da matéria veiculada neste sábado.

PERDEU O DEBATE DECISÓRIO ENTRE OS CANDIDATOS A PREFEITURA DE SERRA TALHADA?

CLICA NO VÍDEO!