Da Assessoria

Publicado às 05h36 deste domingo (21)

Por muito tempo as mulheres não eram consideradas ‘cidadãs’ e nem tinham direitos respaldados. Suas vozes foram silenciadas e não podiam decidir sua própria vida. Atualmente, as mulheres representam 52% da população brasileira, conforme dados mais recentes do Censo Demográfico (2022) realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Mas, o que uma mulher pode aprender com outra mulher? E o que a sociedade pode aprender com as mulheres?

No próximo dia  25 de maio, na Câmara Municipal de Serra Talhada, às 18h30, acontece o lançamento do livro ‘Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser: Você é dona das suas decisões’, que reúne 15 mulheres de várias regiões do Brasil que contam suas experiências, desafios, superações, sacrifícios e desejos. Elas decidiram escrever suas próprias histórias e compartilhar suas vivências.

Entre as histórias que o leitor vai acessar no livro está da Assistente Social, Assessora de Gabinete do Vereador Severino Ferraz Diniz Carvalho na Câmara Municipal de Floresta-PE e Conselheira de Direito no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Floresta (PE) Diane Valgueiro. Ela que tomou gosto pela sua vocação através da sua tia Socorro e dos conselhos de seu irmão Danilo, nunca imaginou que um dia poderia ter sua história reconhecida. “Sabendo assim que o meu exemplo pode então tocar outras vidas e transferir a força que carrego dentro de mim por meio da minha escrita.”, conta Diane no livro.

A obra é coordenada pela Editora Mulher, marca criada exclusivamente para servir ao público feminino, que nasceu no ecossistema do Grupo Editorial Brasil. O livro conta com o prefácio escrito pela Camila Farani, investidora, mentora e empreendedora, eleita uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina pela Bloomberg Línea e Empreendedora do Ano 2022 pela IstoÉ Dinheiro, na categoria Inclusão Social.

A coordenação editorial é de Leciane Lima, jornalista, sobrevivente de câncer, empreendedora, CEO do Grupo Editorial Brasil, coautora de várias obras e que está a frente de outras marcas como Revista e Editora Mazalti como gerente editorial.

Assim como a Diane, todas as mulheres deste livro querem ocupar os lugares que elas quiserem, mas também querem servir de inspiração para que outras mulheres acreditem na sua independência e na sua voz.

Coautoras participantes: Andréia Arakaki, Angeliza Segura, Bruna Cavalcanti, Carolina Fernandes, Diane Valgueiro, Fabinara Dantas, Fernanda Sawczyn, Greice Garibotti, Haryelly Cristina, Helena Aparecida, Juliana Miranda, Karla Rocha, Raquel Campos, Tamires Silva e Valéria de Brito.