lulaPela primeira vez, um dos coordenadores da força-tarefa da Lava Jato, o procurador Carlos Fernando Santos Lima, decidiu falar abertamente sobre a possibilidade de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venha a ser investigado na Operação Lava Jato.

Lima falou à revista Veja, em entrevista publicada neste fim de semana, e abordou esta possibilidade. “O ex-presidente era o responsável pelo governo. Não estou dizendo com isso que as investigações chegarão a Lula. A Lava Jato não investiga pessoas, investiga fatos. Se a Lava Jato chegar ao ex-presidente, vai chegar com uma acusação sólida, com uma denúncia apresentada pelo Ministério Público baseada em fatos concretos, comprovados”, diz ele, quando questionado se Lula está sendo investigado.

A entrevista foi publicada ao lado de um organograma em que Lula seria “o chefe” ainda não atingido pela investigação conduzida no Paraná.

Na semana passada, o ex-presidente foi citado pelo delator Salim Schahin, do grupo Schahin Engenharia, que disse ter emprestado R$ 12 milhões ao pecuarista José Carlos Bumlai para tentar o apoio do ex-presidente em negócios na Petrobras.

Bumlai questionou o teor da delação e Lula decidiu não comentar.

Em artigo publicado neste fim de semana, o jornalista Luis Nassif afirmou que Lula já foi condenado pela Lava Jato (leia aqui).