Desde o final de setembro que tramita na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) dois projetos de lei da autoria do deputado Augusto César (PTB), que prometem provocar um bom debate antes da sua aprovação em plenário. O primeiro é o Projeto de Lei 1605/2013 que deve mudar o cotidiano das salas de cinemas em Pernambuco.

Pela proposta do deputado, os cinemas e salas de exibição ficam proibidos de impedir que os consumidores levem seu próprio lanche para sala de cinema, desde que o alimento não disponha na bomboniére do cinema. O ‘projeto do lanchinho’, como está sendo chamado, tem a defesa do parlamentar.

“Diversos consumidores que utilizam os cinemas e salas de exibição no nosso estado reclamam que não podem levar sanduíches ou outros alimentos para as salas de exibição, tendo em vista que há uma proibição nesse sentido”, justifica Augusto César. Após aprovação, o projeto prevê multas de até R$ 10 mil.

CHOQUES ELÉTRICOS

O outro projeto é o 1604/2013 que dispõe sobre o direito a indenização às vítimas de acidentes elétricos. O projeto pune as empresas que operam com energia elétrica a pagar pensão mensal às famílias das vítimas que morrerem decorrentes de choques.

“O grau de desrespeito ao cidadão pelas empresas de energia elétrica é tamanho. Fios e mais fios são encontrados a mercê e risco dos pedestres, motociclistas e motoristas, sem que haja nenhum cuidado que a urgência de reparação requer. Pouco adianta que o cidadão reclame, afinal, fica um jogo de empurra entre a empresa responsável e suas parceiras. É preciso que o Estado intervenha, afinal, estamos tratando não de um veículo danificado mas de milhares de vidas humanas”, finalizou o deputado.