
Com informações do Metrópoles
Incluir leite semidesnatado na dieta pode ajudar a diminuir o risco de depressão e ansiedade, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Médica do Sul da China.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
O estudo, publicado na revista Frontiers in Nutrition, analisou dados de mais de 357 mil pessoas com idades entre 36 e 73 anos, acompanhadas por mais de 13 anos. Durante esse período, 13.065 participantes foram diagnosticados com depressão e 13.339 com ansiedade.
Os pesquisadores investigaram a relação entre o consumo de diferentes tipos de leite e os transtornos mentais por meio de um questionário detalhado, onde os participantes informaram o tipo de leite que consumiam predominantemente (semidesnatado, integral, desnatado ou leite vegetal).
Consumo de leite e risco de desenvolver transtornos mentais
Os participantes foram monitorados ao longo do tempo para observar o desenvolvimento de depressão e ansiedade. Para entender como o consumo de leite se relacionava com o risco de desenvolver esses transtornos, os cientistas utilizaram dois métodos de análise.
O primeiro foi a análise de riscos proporcionais de Cox, que permite avaliar a relação entre o tipo de leite consumido e o risco de depressão ou ansiedade ao longo do tempo. O segundo método foi a randomização mendeliana (MR), que utiliza dados genéticos para investigar se uma exposição realmente causa um efeito. Para isso, os pesquisadores se basearam em informações do estudo FinnGen, um banco de dados de saúde.
Os resultados indicaram que os indivíduos que consumiam leite semidesnatado apresentavam 16% menos probabilidade de desenvolver depressão e 29% menos chance de ter ansiedade em comparação àqueles que não consumiam leite.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
O leite integral foi associado a um risco reduzido de ansiedade, mas não de depressão. Por outro lado, o consumo de leite vegetal foi relacionado a uma maior probabilidade de diagnósticos de depressão e ansiedade.
“O perfil de ácidos graxos do leite semidesnatado pode oferecer maior proteção cerebral em comparação ao leite integral e semidesnatado, reduzindo potencialmente o risco de depressão e ansiedade”, disseram os autores do estudo.
Os cientistas ressaltam que, apesar dos resultados promissores, mais estudos são necessários para confirmar essas associações e compreender melhor como a quantidade de leite consumido pode influenciar a saúde mental.
1 comentário em Leite semidesnatado pode reduzir risco de doenças mentais