Publicado às 14h desta quarta-feira (22)
O valor do aluguel do Hospital São José, no Centro, pago pela Prefeitura de Serra Talhada para disponibilizar leitos de retaguarda para a Covid-19 no município custou R$ 30 mil. A revelação veio a público pelo prefeito Luciano Duque, em entrevista ao programa Frequência Democrática, com Francys Maia e Giovanni Sá, nesta quarta-feira (22).
O gestor anunciou que o governo está nos últimos preparativos para a entrega da unidade de saúde e disse que tudo ficará totalmente equipado até a próxima sexta-feira (24), ou seja, um dia antes da entrega do tão esperado hospital de campanha, previsto para ser aberto no sábado (25), pelo governador Paulo Câmara às margens da BR-232, na Capital do Xaxado.
“Devemos estar inaugurando e entregando os leitos de retaguarda na sexta-feira (24), com tudo funcionando, inclusive com uma ambulância com UTI, que ficará à disposição do hospital de leitos de retaguarda. E para qualquer intercorrência [de piora repentina de pacientes] nós vamos ter essa unidade móvel de UTI. O hospital vai ser muito bem equipado, com tudo aquilo que precisa para atender a população”, disse Duque.
PRORROGAÇÃO DO ALUGUEL
“O aluguel foi R$ 30 mil, depois de uma longa negociação e a construção de um entendimento, que fosse favorável ao município. O que havia sido pedido era muito maior, mas conseguimos convencer a família da importância desse prédio para a gente utilizar como leitos de retaguarda. Hoje [quarta, 22] a parte de obra já se encontra concluída, pintura, revisão da parte elétrica, hidráulica e hoje recebemos todo o mobiliário, os equipamentos que eram necessários para o funcionamento do hospital já chegaram 90%, e a equipe já está contratada”, frisou o prefeito.
VISITA DO MINISTÉRIO PÚBLICO
“Inclusive hoje [22] nós tivemos a visita do Ministério Público, do Dr. Rodrigo Amorin, que esteve lá visitando e conhecendo como vão funcionar os leitos de retaguarda e gentilmente a gente solicitou que ele pudesse visitar a unidade avançada de Covid, José Paulo Terto. Ele foi visitar, viu como está funcionando, conversou com os médicos e com pacientes e várias pessoas que estavam sendo atendidas e depois disso foi conhecer o Centro de Atendimento Covid, onde há médicos que trabalham nos três horários, manhã, tarde e de noite, e finais de semana. Ele pode presenciar lá o atendimento, foi verificar estoque… Ou seja, tudo aquilo que a gente vem falando está sendo feito pela área de saúde e graças a Deus com muita transparência”, ressaltou Luciano Duque.
12 comentários em Leitos para a Covid serão entregues na 6ª em ST